Como montar um quarto que irá acompanhar o crescimento do bebê

Quem nunca desejou que seu filho permanecesse bebê para sempre? Esse é um desejo de muitas mamães e papais, mas, os pequenos crescem rápido e, as vezes, nem nos damos conta do passar do tempo. Isso pode causar um certo transtorno quando vemos que o quartinho preparado com tanto amor e dedicação, de repente, já não comporta mais a nova rotina da criança. Felizmente, já estão disponíveis no mercado móveis que podem acompanhar o crescimento do seu bebê com segurança, conforto e também economia, já que a troca poderá ser postergada por alguns anos! Então, se você está na fase de escolher os móveis para o quarto do seu bebê. confira algumas dicas simples e práticas para fazer esse espaço durar por muitos mais tempo.

 

Berço Cama Kaike no quartinho feito pela mamãe Mirele Silva

 

Procure ir além do rosa e do azul

Essas duas cores são escolhas clássicas e bem tradicionais para o quarto do bebê. Porém, elas não são funcionais para quartos que deverão ser usados por mais tempo. As cores mais neutras ganharam espaço nos últimos anos justamente por serem fáceis de combinar com possíveis mudanças de decoração, como brinquedos e roupas de cama por exemplo. Cores como o verde, o terracota e o off white são ótimas opções a se considerar.

Escolha um mobiliário resistente e ajustável

O berço é o componente principal do quarto do bebê, porém, seu tempo de uso não costuma ultrapassar os 2 anos. Depois disso, você precisará procurar camas infantis ou montessorianas para garantir a segurança do bebê antes de acomodá-lo em uma opção maior, como as camas de solteiro. Agora, vem a dica que vale ouro: procure berços que podem ser montados também como mini cama! A TulipaBaby leva em consideração não apenas a segurança e a beleza do móvel, mas, também, a sua funcionalidade. Todos os modelos disponíveis em nosso site podem ser montado como mini cama, estendendo seu tempo de uso para até 5 anos e tornando a transição bem mais simples, já que o pequeno não precisará deixar seu precioso bercinho de lado.

 

Vinícius aproveitando a sua mini cama. Foto enviada pela mamãe Jaqueline

 

As cômodas com design minimalista também são uma excelente escolha. Procure modelos feitos em materiais resistentes, como a madeira maciça, e que combinem com diferentes propostas de decoração. Aqui é basicamente a mesma questão das cores: menos é mais. Uma cômoda de madeira pode facilmente ser combinada com outro tom de parede, outro jogo de cama e outros itens de decoração! Não esqueça de analisar também o tamanho das gavetas!

Quarto da Maitê, foto enviada pela mamãe Karina Cruz

Deixe um espaço para futuros brinquedos

Outro ponto chave para um quarto de bebê funcional e duradouro é deixar espaço suficiente para que, futuramente, o pequeno possa guardar os brinquedos e também aproveitá-los. Cestos de brinquedo, cavalinhos de balanço e brinquedos de madeira são ótimas opções para inicialmente decorar o espaço e, posteriormente, entreter a criança. Outro móvel bastante versátil nesse quesito é a Poltrona de Amamentação. Ela pode ser reaproveitada para um espaço de contação de histórias, por exemplo.

Escolha itens de decoração fáceis de repor e seguros

Desse ponto aqui não tem como fugir. Incialmente, o bebê não ligará muito para os itens de decoração mas, assim que o tato e a visão se desenvolverem e os primeiros passinhos forem dados, tudo será motivo de curiosidade para os pequenos. Eles descobre, o mundo pelo tato, então, eles irão explorar cada cantinho e as chances de que algo quebre ou seja danificado é grande. Então, para garantir principalmente a segurança do bebê e também o não desperdício de dinheiro, mantenha as peças mais especiais em locais mais altos e nos mais acessíveis, opte por peças duráveis ou de fácil reposição.

Leia também:

Dicas para planejar o quarto do bebê

O que não pode faltar no berço do bebê

Dicas de como escolher o berço 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>