Como se preparar para uma gravidez saudável

Gravidez saudável: 4 dicas imperdíveis para as futuras mamães

O segredo para garantir um gravidez saudável está na alimentação balanceada, que além de garantir um ganho de peso adequado para a mãe e para o bebê, previne problemas que ocorrem frequentemente na gravidez, como anemia ou cãibras, por exemplo, que podem prejudicar a qualidade de vida da mãe e do bebê.

As necessidades de proteínas, vitaminas e minerais aumentam muito na gravidez e, por isso, é importante comer alimentos mais nutritivos, para que assim o bebê receba todos os nutrientes que precisa para se desenvolver perfeitamente garantindo que tenha um correto desenvolvimento mental, evitando baixo peso ao nascer e até malformações, como espinha bífida.

Há passos que você pode tomar agora para ajudá-la a proteger sua saúde, bem como a de seu filho que está chegando. 

3 passos para ter uma gravidez saudável – antes e durante

Passo 1: Tome um multivitamínico

O truque é tomar um que contenha 400 mcg de ácido fólico.O ácido fólico é uma das vitaminas B mais importantes para o crescimento e desenvolvimento fetal. E o melhor é tomar bastante dele antes mesmo de você ficar grávida, seja como parte de um multivitamínico ou como um medicamento separado.

Passo 2: Consulte-se com seu médico de confiança

Agende uma visita antes de engravidar. Esse tipo de visita – centra-se na sua saúde geral e bem-estar no que se refere à gravidez. O médico pode verificar se suas vacinas, como rubéola e coqueluche (tosse convulsa), estão em dia.

Também durante a visita pré-concepção, o seu médico deve avaliar os medicamentos que você toma rotineiramente. Ele pode ajustar as dosagens ou mesmo receitar medicamentos diferentes para levar em conta a possibilidade de uma gravidez.

Você pode precisar ver se está anêmica ou tem problemas de tireoide, o que pode acarretar uma fadiga que você pode ter atribuído ao esforço de cuidar de uma criança pequena.

Passo 3: Consulte um dentista

Procedimentos odontológicos complexos adicionam riscos de infecção para uma gravidez, então dê faça uma limpeza nos dentes nesse momento para que a sua saúde oral esteja no seu melhor estado durante a gravidez

Esses três passos, assim como fazer exercícios regularmente e ter uma dieta equilibrada, são a melhor maneira de ter certeza de que você está pronta para uma gravidez – planejada ou não.

4. Cuide da saúde mental

A gravidez tem como agravante a soma entre a sensibilidade natural da gestação, o medo e incertezas que esse período acaba gerando na vida. Por isso, é essencial para a gestante cuidar de sua saúde mental, evitando estresse e ansiedade, fatores que podem ser prejudiciais ao bebê. 

Seja realizando atividades relaxantes em casa, como meditação ou hobbies, ou participando de consultas com profissionais especializados através de atendimento remoto. O importante é manter os cuidados com a saúde mental.

Fonte: Blog Pampers

Leia também:

Tipos de teste de gravidez: quais existem e quando fazer 

Dicas para superar o medo do parto

20 dúvidas comuns em cada fase da gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>