Que os bebês precisam dos seus pais, todos nós sabemos. Mas você sabia que isso pode se manifestar com mais intensidade em alguns pequenos do que em outros? Este é o que chamamos de High Need, traduzindo “alta necessidade”.
Os bebês high need são menos previsíveis, mais persistentes e intensos. Aí vem a pergunta que você deve se fazer neste momento “Como identificar um bebê high need?” Vamos lá!
- Os bebês high need podem parecer descontentes ou tristonhos, especialmente se são recém-nascidos.
- Precisam de mais atenção, pedem colo constantemente e aquelas balançadinhas para que evitem o início do choro.
- Os desconfortos durante o dia são bastante intensos, e costumam gritar ou chorar o mais alto que conseguem.
- Possuem hábitos de alimentação e de sono bem irregulares e imprevisíveis.
- Pedem mais vezes de mamadas e costumam ter sonecas bem curtas
Nem sempre é fácil reconhecer estas características, pois são bastante semelhantes ao comportamento de um bebê recém-nascido. Caso você desconfie que o seu bebê seja high need, o ideal é conversar com seu pediatra para que ele te oriente sobre o comportamento do pequeno. Às vezes, pode acontecer do bebê ter uma cólica difícil de passar, e ele se incomode ao ponto de se identificar com os pontos acima citado, então é importante distinguir essas reações.
Bebês high need, ou não, também têm suas preferências e comportamentos. Evite causar situações que possam incomodá-los. O importante é prestar atenção e ter paciência sempre. Não existe uma fórmula certa. O que a criança precisa é de carinho, apoio, afeto e vínculo.
Leia também:
10 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda
8 truques para passar pelos saltos de desenvolvimento do bebê