Já falamos sobre as situações em que o teste de gravidez pode ocasionar um resultado falso positivo. Porém, o inverso também pode acontecer: o falso negativo. Apesar de muito incomum, é possível que um teste de gravidez possa apresentar um resultado negativo falso devido às circunstâncias em que foi realizado. Entenda melhor porque isso acontece nas 4 situações listadas abaixo.
Testes feitos prematuramente
Esse é o maior motivo dos resultados falsos negativos. Os testes de gravidez de urina podem ser realizados até 4 dias antes do atraso menstrual em caso de dispositivos ou após o atraso menstrual no caso de tira reativa. Porém, devido à ansiedade, muitas mulheres realizam o teste antes da hora. O que acontece na prática é que o teste irá detectar o nível elevado de hCG (gonadotrofina coriônica) no corpo da mulher e por isso é importante aguardar o atraso menstrual. Esse hormônio aumenta gradativamente após a implantação do embrião, ao longo das primeiras semanas. Se realizado prematuramente, o teste poderá não indicar a gravidez. Ao mesmo tempo, quanto mais tempo de atraso houver, maior a concentração de hCG no organismo e mais forte será a linha que confirma a gestação.
Ciclos irregulares
O que acontece nessa situação é semelhante à primeira. Devido à irregularidade dos seus ciclos menstruais, algumas mulheres tem dificuldade para identificar seu período fértil e calcular o seu atraso menstrual. Por causa disso, acabam realizando muito cedo o teste e esse, por sua vez, não detecta a concentração mínima de hCG necessária para um positivo. Se você ficar com dúvida quanto ao resultado, realize novamente o teste após 1 semana. O hCG aumenta de forma rápida nas primeiras semanas de gravidez, e caso você esteja mesmo grávida, o resultado será claro após esse período.
Uso de medicações
Alguns medicamentos podem interferir no resultado do teste – é o caso de diuréticos, por exemplo. Beber muita água antes de realizar o teste também pode influenciar o resultado do teste, visto que assim se pode diluir demasiadamente a urina e promover um falso negativo devido a baixa concentração de hCG nela.
Gravidez ectópica
A gravidez ectópica ocorre fora do útero e por causa disso existe maior dificuldade para descobri-la através da detecção de hCG. Isso acontece porque a concentração de hCG nesses casos é mais baixa que o normal. Nesse caso, a gravidez pode ser confirmada pelo ultrassom transvaginal.
Fonte: Blog Confirme
Leia também:
Sintomas de gravidez: conheça os mais frequentes