Descubra como cortar as unhas do bebê com segurança e tranquilidade

Assumir o papel de manicure e pedicure de crianças pode ser desafiador. Aqui vão algumas dicas para ajudar você!

É normal ter dúvidas na hora de aplicar os primeiros cuidados com o recém-nascido. Com o crescimento do pequeno, novas etapas passam a ser incluídas na rotina de higiene. Você já deve ter se perguntado, por exemplo, como cortar as unhas do bebê da maneira correta.

Muitos pais têm receio de cumprir esse procedimento por acharem que ele pode machucar os dedinhos da criança. No entanto, com as manobras e materiais adequados, é possível deixar a prática mais simples e completamente indolor.

Quer saber como chegar a esse resultado? Então, acompanhe todas as dicas e orientações que preparamos sobre o assunto!

Qual é a importância de cortar as unhas do bebê?

Todo tipo de limpeza corporal favorece a boa saúde. E sabemos muito bem que as unhas compridas tendem a acumular sujeira e micro-organismos. Como os pequenos têm o hábito de levar as mãos à boca, podem acabar tendo contato com esse material retido nas pontas dos dedos.

Portanto, o primeiro motivo para fazer o corte das unhas do seu filho está na prevenção de doenças. É um ato tão necessário quanto dar banho ou escovar os dentes do bebê. Para os pais, perder o medo é importante para que a criança receba esse cuidado com frequência e se mantenha saudável.

Inclusive, já percebeu como as unhas (dos pés e das mãos) dos pequenos crescem rápido? Em apenas 10 dias após o nascimento, elas costumam atingir um tamanho considerável. Essa agilidade demanda constância nos cuidados, a fim de mantê-las aparadas e sem pontinhas afiadas.

Ainda que o ritmo varie entre os pequenos, o ideal é cortar uma vez por semana. Essa frequência também impede que o seu filho se machuque ao passar os dedos pelo próprio corpo ou rostinho. Assim, além de afastar a possibilidade de arranhões, você evita que as extremidades das unhas enrosquem nos tecidos (como roupas e cobertores).

Quais são os materiais necessários nessa hora?

O kit para cortar as unhas do bebê é diferente daquele usado por adultos. Existem produtos próprios para essa tarefa e que facilitam a manipulação das lâminas sobre dedos tão pequenos. Veja os dois mais básicos para organizar uma bolsa exclusiva para o seu filho:

  • tesoura ou cortador com pontas arredondadas, que evitam perfurações;
  • lixa pequena, para arredondar cantinhos ou corrigir ondulações sobre as unhas.

Muitos kits já trazem um estojo para você guardar todos os materiais e levá-los aonde quiser. Lembre-se de manter esse conjunto sempre separado dos demais, a fim de evitar a contaminação dos instrumentos e reduzir o risco de infecções.

Também é crucial higienizar os itens após cada uso. Há várias formas de desinfetar os objetos dos pequenos, mas você pode limpar bem com água e sabão neutro. Após a lavagem, deixe os materiais secarem por completo antes de guardar. Se quiser, finalize com um enxágue em álcool 70%.

Como cortar as unhas do bebê da forma correta?

O primeiro passo é lavar as mãos e os pés da criança com água morna e sabão neutro. Isso vai ajudar seu filho a relaxar, além de amolecer a pele em torno das unhas. A limpeza antes do corte também elimina resíduos que possam aderir ao local, dificultando a tarefa.

Prossiga secando bem os dedinhos e cumprindo as seguintes etapas.

Segure a mão ou pé do bebê com firmeza

Nos primeiros anos, os pequenos não têm total controle dos movimentos. Por isso, é importante que você imobilize os membros antes de iniciar qualquer corte. Segure uma mão ou pé por vez, com firmeza, a fim de evitar ações involuntárias do bebê.

Posicione-se de forma perpendicular aos dedos

Essa postura ajuda os pais ou responsáveis a fazer um corte mais preciso. Afinal, ela permite que o adulto visualize a linha que limita o encontro da unha com a pele. Faça isso para não aparar excessivamente e evitar que os dedinhos fiquem muito expostos.

Afaste a pele sob os dedinhos

O momento da higiene do bebê pode ficar muito mais fácil se você puxar a pele que fica abaixo das unhas. Nessa manobra, é possível enxergar bem onde começa e acaba cada tecido para fazer o corte das unhas sem medo.

Priorize cortes retos

Evite arredondar os cantos das unhas com a lâmina da tesoura ou do cortador. As unhas arredondadas podem favorecer o acúmulo de pele nas extremidades dos dedos, o que aumenta a chance de encravá-las.

Finalize com a lixa

O lixamento das unhas é recomendado para acertar os cantinhos e deixar tudo homogêneo. Passe a lixa por todas as bordas e superfícies que tiverem alguma textura áspera ou irregular.

Lave novamente

Por fim, lave as mãos e pés da criança, para garantir que qualquer sobra de unha ou pele seja eliminada. Esses materiais podem ficar escondidos na roupinha e acabar causando acidentes, já que os pequenos correm o risco de engoli-los ou raspá-los nos olhos.

Como tranquilizar o bebê nessa hora?

O melhor horário para cortar as unhas do bebê é quando ele está dormindo, pois não haverá resistência ao segurar suas mãos e pés. Porém, nem sempre dá para cumprir a tarefa enquanto a criança tira uma soneca.

Vale a pena escolher um local confortável e com boa iluminação. Se possível, quando o bebê estiver acordado, chame outra pessoa para que distraia o pequeno com conversas, brincadeiras ou cantigas alegres. O importante é que o responsável pelo corte esteja focado na tarefa.

Outra prática tranquilizadora é um banho quente antes do procedimento. Se o seu filho já entende alguns comandos, faça o que faria ao ensiná-lo a lavar as mãos, por exemplo. Diga a ele que mergulhe as mãos e pés em água morna para que participe da atividade e se interesse por ela.

Ah, e sempre que você finalizar o trabalho, aplique um óleo ou hidratante próprio para a pele sensível das crianças. Isso vai gerar sensação de bem-estar e contribuir para que o hábito de cortar as unhas do bebê seja associado a algo positivo.

Fonte: Blog Granado Bebê 

Leia também:

Como cuidar do umbigo do bebê

Tire suas dúvidas sobre cuidados com a pele do bebê

IMPORTANTE: Dicas para os primeiros 3 meses do bebê

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>