Como montar um quarto montessoriano

Prezar pelo desenvolvimento de nossos filhos desde a infância é uma das melhores maneiras de estimular a criatividade e individualidade da criança. Com o objetivo de proporcionar mais autonomia e independência aos pequenos, foi desenvolvida uma metodologia educacional por Maria Montessori, no início do século 20.

Essa metodologia se resume em priorizar que os móveis e elementos do quarto da criança estejam na altura dela para que possa alcançar com mais facilidade e desenvolver a questão da autonomia. Saiba um pouco mais do método antes de falarmos especificamente de como montar o quarto montessoriano: 

O que é o método montessoriano

O método criado por Maria Montessori possui seis pilares fundamentais em sua proposta para o desenvolvimento de uma criança: 

  • Ambiente organizado: o espaço em que a criança vive diariamente deve incentivá-la física e psicologicamente. 
  • Autoeducação: uma das conclusões de Montessori foi que as crianças têm uma habilidade inata para aprender, assim, em contato com as pessoas, elas aprendem a se comunicar, andar e interagir. 
  • Educação como ciência: conduzir o processo de educação a partir do método científico, ou seja, descobrindo, raciocinando, discutindo e concluindo coisas sobre ideias e informações. 
  • Educação cósmica: mostrar para a criança que tudo está interligado e faz parte de um todo, para que a habilidade de conexões entre informações seja desenvolvida. 
  • Adulto preparado: O adulto deve se preparar para conduzir e orientar a criança quando for preciso, mas, ao mesmo tempo, deve apenas observar, deixando que a criança tenha autonomia e investigue por si mesma. 
  • Criança equilibrada: Aqui se entende a criança como equilibrada emocional e racionalmente ao longo de seu desenvolvimento, respeitando pessoas com empatia, apresentando calma e autocontrole em suas atitudes e expressando suas potencialidades.  

 

Agora que você já entendeu um pouco mais do método montessori, veja todas as vantagens do quarto montessoriano para seu filho. 

Vantagens do quarto montessoriano 

Existem diversas vantagens para as crianças que possuem um quarto montessoriano desde a primeira infância, veja agora algumas delas: 

 

1-  Autoconhecimento

Quando a criança tem mais autonomia, encorajada pelos pais desde a infância, é natural que ela se torne mais independente em relação a algumas atividades. Por outro lado, essa independência faz com que a criança entenda aquilo que ela consegue fazer por conta própria e aquilo que não consegue fazer sem a ajuda dos pais. Esse fator resulta no desenvolvimento do autoconhecimento. 

Assim, a criança consegue identificar seus limites, habilidades e até mesmo desenvolver a percepção de seu próprio corpo com a ajuda de um espelho localizado em sua altura no quarto. O quarto montessoriano proporciona isso ao posicionar móveis e brinquedos na altura da criança. 

2-  Desenvolve a coordenação e concentração

Uma criança que é estimulada desde a infância a ter mais concentração e autonomia pode desenvolver uma série de habilidades como a coordenação motora e a concentração de uma forma mais precoce. Isso se dá pela presença de diversos elementos no quarto montessoriano como brinquedos, roupas e outros objetos que estão dispostos na mesma altura da criança. 

Pelo fato de ter mais independência, os pais conseguem fazer com que a criança seja estimulada a tomar certas atitudes como, por exemplo, brincar quando tem vontade, se vestir com o que estiver ao seu alcance e outras atividades.  

3-  Estimula a criatividade

Por fim, o fato da criança poder brincar com o que quiser, na hora que quiser, além de também desenvolver uma série de habilidades que contribuem para autonomia, faz também com que a criatividade seja estimulada. Quem nunca criou histórias com brinquedos ou mergulhou nos contos de um livro, imaginando cenas, falas e elementos da narrativa? 

Assim, o quarto montessoriano pode fazer com que a criança se desenvolva desde a primeira infância. Veja agora  dicas de como montar esse tipo de quarto:

Como montar um quarto montessoriano

Como você percebeu, para montar um quarto montessoriano você precisa cumprir uma série de requisitos, vamos à eles: 

Cama no chão

Quando você for montar o quarto montessoriano para seus filhos, lembre-se que a cama deve ficar no chão, assim, dispensando berços e camas altas. A principal questão envolvida aqui é o desenvolvimento da autonomia da criança, podendo subir ou descer de sua cama quando quiser. 

Pode não parecer, mas é mais seguro que a criança durma mais próximo do chão, do que em um berço que ela pode escalar e se machucar. Existem diversas camas com proteções laterais e frontais que podem ser colocadas no chão, aumentando a segurança dos pequenos. 

Segurança

Além de pensar na segurança do seu filho na cama, você também precisa ter em mente que, quando a criança possui autonomia, ela vai explorar o ambiente e, se você não tomar as devidas precauções, ela pode se machucar. Assim, lembre-se de colocar proteções de tomada, proteção nas quinas de móveis, além de não deixar por perto objetos cortantes, tóxicos ou que podem ser engolidos facilmente. 

Ainda, você precisa se certificar de que não existem degraus, portas que se fecham sozinhas, janelas em que a criança possa cair, objetos que possam quebrar, itens inflamáveis, entre outros elementos. Prezar pela segurança de seu filho é imprescindível. 

Chão

Quando pensamos no chão do quarto montessoriano também precisamos ter em mente a segurança e o conforto da criança, assim, pense em instalar peças de EVA, tapetes e tatames. Essa atitude pode fazer com que seu filho não fique em contato direto com o chão frio, além de, caso ele caia, não se machuque tão facilmente.

Outro ponto é que esses tipos de materiais no chão podem apresentar uma experiência sensorial para a criança, contribuindo para seu desenvolvimento. Lembre-se, caso for inserir tapetes, preze pelos antialérgicos.

Elementos do quarto

Por fim, você deve pensar em todos os elementos que estarão no quarto e que podem contribuir para a autonomia da criança. Instale barras para que seu filho consiga se apoiar mais facilmente e vá conseguindo andar aos poucos. Insira um espelho na altura da criança ou ao lado da cama, para que a criança desenvolva o autoconhecimento e se acostume com sua própria imagem. 

Deixe armários e brinquedos na altura da criança, para que ela possa os pegar quando quiser e, assim, desenvolver sua criatividade, capacidade de tomada de decisão e independência.

Sobre a Arbo

Parceiros da Tulipa Baby, a Arbo Imóveis é uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

No Blog da Arbo você pode encontrar diversas opções de conteúdos sobre decoração, organização, manutenção de itens de casa e muitas outras categorias que poderão agregar em seu dia a dia. Acesse agora mesmo e mantenha-se atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>