Outubro Rosa e a Corrida pela Cura

 

Quanto antes diagnosticado, maior as chances da cura. A corrida pela cura ganhou notoriedade no ano de 1990, em Nova York, com o objetivo de arrecadar fundos para as pesquisas realizadas pela Instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Este evento ocorria sem que o apoio de outras instituições envolvidas, porém a cada ano ganhava uma proporção maior. Assim Outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, e foi se espalhando pelo mundo. No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002 no Parque do Ibirapuera em São Paulo, quando a iluminação cor-de-rosa se estendeu do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Agora você deve se perguntar “Mas por que a TulipaBaby fez um texto para falar mais uma vez do Outubro Rosa?”. Para te lembrar que a prevenção é necessária, ressaltando ainda a importância de olhar com atenção para a sua saúde.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Uma curiosidade é que a amamentação é considerada um fator protetor, e mulheres que amamentam seus filhos por pelo menos um ano tem risco reduzido de desenvolver um câncer de mama mais tarde na vida. Então se você está nesta fase de conexão com o pequeno, programe-se para realizar o exame no desmame total.

Não feche os olhos para esta realidade. Use o lacinho rosa para te lembrar do exame.

Se cuide.

Se toque!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>