Como cuidar do umbigo do bebê?

 

Foto Revista Crescer
Foto Revista Crescer

 

Tudo o que o bebê precisa para sobreviver durante os 9 meses de gestação dentro da barriga da mamãe é conduzido pelo cordão umbilical. Ao nascer, este cordão é cortado, restando apenas alguns centímetros, chamado de colo umbilical ou umbigo. A aparência gelatinosa pode causar um certo desconforto para as mamães na hora da limpeza mas, se cuidar direitinho, após uns sete dias ele seca e cai.

O umbigo não dói, ele não tem nervos nas extremidades, então sem medo de cuidar pensando que pode ferir os pequenos! O que você precisa é mantê-lo sempre limpinho e seco, não há necessidade de enrolar o bebê com fraldas, e também não precisa seguir as dicas da vovó em colocar uma moeda para que o umbigo fique para dentro…esta técnica pode causar infecções, fique atenta.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a cuidar do umbigo sem preocupações, confira!

– Lave bem as mãos

A higiene das mãos é essencial para cuidar no umbigo dos pequenos.

– Limpando tudo

Lembre-se de limpar em vota do umbigo do bebê. Utilize água e sabão neutro e seque. Na sequência use um pouco de álcool 70% com o auxílio de um cotonete. Espere secar bem antes de colocar a fralda.

Depois que caiu

O umbigo cai sozinho entre 7 e 21 dias após o nascimento do bebê. Assim que cair, continue limpando com água, sabão e álcool 70%, não se esqueça de secar bem o local.

O acompanhamento médico é essencial para acompanhar esta fase do bebê.

Conta pra gente nos comentários se você seguiu este técnica ou tem alguma outra como sugestão!

 

Leia também: Cuidados com o umbigo: passo a passo sem segredosUmbigo com secreção

 

Veja mais: Quarto Completo para BebêTrocador ImpermeávelCadeira de Amamentação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>