Mamãe? E agora?

 

 

 

Se você é mamãe de primeira viagem, leia com atenção!

Como seria bom se os filhos viessem com manual de instruções… só que não. É no dia a dia, com erros e acertos, que a mulher aprende a ser mãe. Quanto mais a data do parto se aproxima, maiores são os medos e a ansiedade das mamães de primeira viagem. Depois que o bebê chega ao mundo, começa outra etapa: amamentação, palpites, medo, inseguranças e superações. Mas fique tranquila, isso é apensa uma fase e saiba que dará conta de tudo. Com boas orientações, as mamães sempre ficam mais seguras ao cuidar destes pequenos.

Faça um planejamento do parto. Depois que a mamãe soube da gravides, o parto é o segundo passo e o início de um ciclo do bebê no mundo. Defina junto ao obstetra o tipo de parto, cesárea ou normal, sempre levando em consideração a saúde da mamãe e do bebê. Outro ponto interessante é ter ideia de qual maternidade terá o bebê, e visitá-la para se sentir mais segura em relação à infraestrutura, se atende às expectativas da mamãe. Isso evita surpresas no dia do parto.

As últimas semanas de gravidez exigem muito descanso por parte da mamãe. Muitas mulheres têm dificuldade para dormir devido ao tamanho da barriga, fora a ansiedade que estará lá no alto. Mesmo que consiga dormir bem, as mamães precisam descansar, pois precisam de muita energia para a hora do parto. Serão muitas novidades e adaptações, e a primeira semana com o bebê em casa costuma ser bem cansativa.

Não se assuste com o choro do bebê. A única forma que o bebê tem de se comunicar é através do choro, então sempre que estiver com cólica, fome ou dor, ele vai chorar. Tudo bem, às vezes pode ser uma manha, é tanto amor que ele se sentirá mais seguro apenas no colo da mamãe. Esta fase é uma delícia, e fortalece o vínculo entre vocês. A internet é uma ótima aliada para buscar técnicas que amenizam a cólica do bebê. Esta fase faz parte da formação digestiva dos pequenos, e massagem shantala, banho de ofurô ou balde, deixar o bebê de bruços e compressas são dicas preciosas para este momento.

Sempre que o bebê estiver com sono, coloque-o para dormir. Assim que bocejar ou coçar os olhinhos, coloque o bebê no berço que ele dormirá. Uma música relaxante e a luz bem fraquinha incentivam esta tarefa. Uma dica bem interessante é que você não fique com medo de fazer barulhos que sempre foram feitos, assim o pequeno já se acostuma com a rotina da casa. Aproveite e tire uma sonequinha também! Sabemos que a jornada do dia a dia é longa, e nada melhor que um descanso enquanto o bebê dorme.

A luz do sol no começo da manhã, sem excesso, é ótima após o primeiro mês de vida do bebê. Então faça passeios matinais, e garanta a dose necessária de vitamina D do seu filho. Evite lugares com muita gente, pois o sistema imunológico do bebê ainda é muito imaturo. Não se esqueça de ter sempre uma bolsa com os itens básicos de passeio, como fraldas, lenços umedecidos, pomadas, fralda de boca e uma troca de roupa.

A amamentação é o elo mais lindo entre o bebê e a mamãe, e é perfeita para o desenvolvimento do bebê. O leite materno atende todas as necessidades nutricionais do recém-nascido, previne contra alergias e colabora para o sistema imunológico do bebê. Se não tem leite suficiente, não se sinta culpada. Existem fórmulas que atendem esta necessidade nutricional. O importante é que o bebê esteja sempre bem alimentado, com nutrientes que precisam para crescer com saúde.

Criar uma rotina com horários de banho, troca de fraldas, banhos de sol, sonecas e amamentação farão com que o bebê se adapte ao dia a dia. Toda ajuda é muito bem-vinda! As pessoas mais próximas sempre querem ajudar. Irmãos, pais e melhores amigos são ótimos para ajudar em algumas tarefas de casa, e ainda ajudar a mamãe com o bebê.

Agora a dica mais preciosa de todas: aceite as suas imperfeições. Você é humana, o importante é não se desesperar, ser mãe é desafiador e maravilhoso, um verdadeiro mix de sentimentos.

Por fim, acredite, está tudo bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>