Gravidez na Pandemia

E agora?

A pandemia está afetando a todos de alguma forma, e um dos grupos mais impactados por toda esta mudança provocada pelo Covid-19 são as mulheres grávidas. A gestação é um momento especial, que causa diversas novas emoções, sentimentos e muita expectativa para as mamães, e como lidar emocionalmente com tudo isso?

É fundamental que a mamãe busque alternativas que ajudem a controlar a ansiedade, mantendo uma rotina leve e agradável. Exercícios como alongamentos, yoga ou o simples fato de ficar em um cantinho de casa escutando uma música relaxante já criam um clima confortável e geram um vínculo com o bebê. Se a mamãe já tem outro filho faça com que ele participe destes momentos, será muito importante na vida de todos.

Lembre-se: uma mamãe nunca estará só! Converse com profissionais de confiança, com amigas e parentes, isso vai te acalmar durante a gestação. Leitura de revistas, blogs e sites especializados em maternidade são ótimos para passar o tempo absorvendo diversos tipos de informações. Se o quartinho do bebê ainda não estiver pronto, faça um planejamento e liste tudo o que ainda falta para que as tarefas não se acumulem, organização é o segredo de uma gravidez sem preocupações.

Sabemos que durante o período de distanciamento social aquele contato físico com abraços e beijos ficou para segundo plano, então use e abuse da tecnologia que os aplicativos oferecem e permaneça sempre pertinho das pessoas que tanto ama. Outro fator importante é a alimentação, pois estar mais tempo dentro de casa gera ansiedade, tente manter o equilíbrio com um cardápio saudável com mais alimentos naturais e menos açúcares e industrializados. Mantenha uma garrafa de água sempre por perto, isso ajuda a prevenir a anemia.

O pré-natal deve ser mantido para garantir a integridade das condições de saúde do bebê e da mamãe. Estão sendo realizados os exames laboratoriais indispensáveis, então não se esqueça de incluir este item como prioridade.

O mais importante é manter o lado emocional sob controle. Caso sinta que a ansiedade está acima do normal, procure a ajuda de um profissional.

Viva bem o hoje e planeje o amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>