Grávida de Gêmeos! E agora?

Sem desesperos, você é capaz!

O exame de sangue chegou! É quase que impossível conter a alegria diante a notícia de uma gravidez. A primeira coisa que vem à cabeça é avisar o futuro papai, os familiares e os amigos. Imaginar como seria a vida com uma menina ou um menino, qual será a decoração e móveis do novo quartinho, como administrar tantos sentimentos. A ansiedade aumenta quando chega a hora do primeiro ultrassom, e é exatamente neste momento que você fica sabendo que não está esperando um, mas sim dois bebês!

Junto a notícia, chega a dúvida: será que sou capaz de cuidar de dois bebês? Nada é por acaso, se você foi escolhida para gerar duas vidas ao mesmo tempo, você é capaz sim! Na cabeça diversas perguntas e preocupações dobradas como fraldas, roupinhas, móveis, mamadas, choros. Mas calma, afinal, coração de mãe sempre cabe mais um. Separamos algumas dicas que podem auxiliar as mamães neste momento, e garantir que toda a dúvida de hoje será revertida em muito amor, também em dose dupla!

– Confie em seus instintos

Você foi escolhida para ser mãe de gêmeos por alguma razão. Não se desespere. Faça dar certo, apoio dos familiares e amigos serão mais que importante neste momento.

– Converse com outras mamães

Cuidar de gêmeos exige organização e planejamento. Converse com outras mães de gêmeos em comunidades em redes sociais, assim você terá ideias de como deve seguir. É importante que siga do seu jeito, mas esta troca de experiências podem servir como referências

– Curiosos

Sempre esteja pronta para perguntas pessoais e, às vezes, um pouco invasivas. Muita gente perguntará sobre a gravidez, como aconteceu, se fez tratamento de fertilidade, entre muitas outras. Absorva apenas o que te faz bem, e pense sempre positivo.

– Ajuda de familiares e amigos

Ser mãe de gêmeos requer ajuda, pelo menos de uma pessoa. Normalmente, os familiares mais próximos se oferecem, e toda ajuda é muito bem-vinda neste começo. Não se sinta mal por pedir ajuda, você precisará.

– Quem é quem?

No começo, a semelhança é muito grande! O recomendável é utilizar pulseirinhas com os devidos nomes, ou então use roupinhas de cores diferentes. Não se esqueça de anotar a rotina de cada um deles em lugares distintos para não perder o controle.

– Mantenha a rotina

Estabelecer uma rotina fará parte da organização, tanto para a mamãe e para o papai, quanto para os pequenos que passam a entender como as coisas funcionam. Coloque horários em banho, mamada, dormidinhas. Tente manter o ritmo para os dois pequenos. É ideal que escreva estas tarefas e coloque em um lugar visível, orientando também pessoa que estiver ajudando.

– Amamentação

Já lemos e ouvimos muito sobre amamentação, imagina quando o assunto é amamentar gêmeos. Muitas mamães conseguem amamentar por bastante tempo, caso consiga será maravilhoso.  A produção do leite materno depende de estímulo, quanto mais amamenta, mais leite o organismo produz. Aproveite todas as dicas dos médicos e enfermeiras na maternidade, e tenha o acompanhamento do seu pediatra. É importante que a mamãe deixe o bebê esvaziar uma de suas mamas, ou seja, nada de alternar o peito na mesma mamada. Isso porque o leite tem várias fases e a última delas, que chega após 15 minutos, é a que tem maior teor de gordura e transmite a sensação de saciedade ao bebê, e os dois precisam receber esse leite. Porém, na mamada seguinte, a mamãe deve inverter os bebês de mamas. Este rodízio é importante para a criança fortificar os músculos dos dois lados da face. Aí surge aquela pergunta “posso amamentar os dois ao mesmo tempo?”, e a resposta é sim! Desde que a mamãe esteja confortável em uma boa poltrona de amamentação para não sobrecarregar a coluna.

– Supreenda-se!

Com o tempo, você vai se surpreender ao perceber que é capaz de cuidar ao mesmo tempo de dois bebês que nasceram no mesmo dia, mas já demonstram personalidades diferentes. Vai se surpreender com o tamanho do seu amor, que só aumentará com o crescimento dos pequenos. O amor é em dobro!

Veja mais: BerçoEnxovalCama Montessoriana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>