Visita na Maternidade ou em casa?

Você decide!

A chegada de uma criança no mundo é motivo de celebração. Todas as mamães de primeira viagem têm a mesma dúvida: será que recebo as visitas na maternidade ou em casa? São tantas mudanças acontecendo! Logo após a chegada do bebê é importante ter a sua privacidade para se acostumar com este novo membro da família, com o pós-parto ou pós-cirúrgico no caso de cesárea, com sono, amamentação, troca de fraldas… é preciso se adaptar. Por outro lado, entendemos toda a ansiedade da família e amigos, que acompanham a mamãe durante o longo tempo de gestação. Desenvolvemos este texto com muito carinho, pensando nos dois lados, da mamãe e da família e amigos, assim todos compartilham o mesmo momento de alegria em harmonia.

Não há regra! Algumas mães optam por receber visitas na maternidade pela praticidade, e saber que contam com o suporte das enfermeiras, que não precisam se preocupar com a organização da casa ou com o que servir.  Outras acreditam que os primeiros dias de vida do bebê devem ser voltados para os pais, e preferem tornar este momento exclusivo para a família. Para tirar as dúvidas, o melhor a fazer é perguntar e respeitar a decisão dos papais.  Se a optarem por receber em casa, indicamos que telefone ou mande uma mensagem antes, assim não pega os papais de surpresa. Como citamos anteriormente, aquela rotina da mamãe antes do parto muda completamente, são noites mal dormidas, idas ao médico, vacinas entre outros compromissos que agora fazem parte do dia a dia, então é sempre bom conferir se a visita pode ser realizada. Espere o bebê completar aproximadamente três meses, pois, em geral, a mamãe já estará mais recuperada fisicamente, disposta para receber visitas e ficar por mais tempo com os convidados.  Na maternidade, o ideal é que a visita seja breve, tempo suficiente para demonstrar aquele carinho e dar a oportunidade de outras pessoas também conhecer o bebê. Lembrando que ser breve não significa menos carinho, mas muitas vezes o quarto da maternidade pode não ser grande para comportar todos aqueles que querem conhecer o novo integrante da família, e isso pode causar desconforto para os papais e também para o próprio bebê.

Separamos também algumas regrinhas para os amigos e familiares que pretendem fazer a visita na maternidade, são dicas valiosas que podem ser passadas pela mamãe por email ou whatsapp, evitando assim momentos indelicados no momento.

1.Higienização. Lembre-se de lavar bem as mãos e antebraços assim que chegar no quarto da maternidade. Para visitas em casa, também se mantém a regra.

2.Cheiros Fortes. Evite passar perfumes, cremes ou fumar pouco antes de ter o contato com o bebê. Estes cheiros e substâncias podem causar processos alérgicos.

3.Durante o dia. Procure fazer a visita durante o dia, e evite os horários de refeição.

4. Seja breve. 15 minutos dentro do quarto já é tempo suficiente para conhecer o bebê e dar um beijo nos papais! A maternidade é um lugar de recuperação da mamãe e assistência aos primeiros dias de vida do bebê. Este momento é indicado para amigos mais próximos e familiares. Colegas de trabalho e parentes distantes podem esperar mais um pouquinho e fazer uma visita em casa, quando a mamãe estiver recuperada.

5. Pegar o bebê no colo. Se a mamãe ou o papai oferecerem, pegue. Mas nunca peça. Essa decisão deve partir sempre dos pais.

6. Beijos. Nunca beije um recém-nascido, nem mesmo na mãozinha. A imunidade dos pequenos é realmente muito baixa, e a possibilidade de contrair algum tipo de vírus é muito alta. Eles são muito delicadinhos e sensíveis!

7. Gripes e Resfriados. Se estiver com qualquer sintoma de gripe e resfriado, assim como febre, doenças contagiosas ou respiratórias, não visite o bebê enquanto não estiver totalmente recuperado.

8. Fotos. Pergunte aos pais se pode fotografar o pequeno, lembre-se de não utilizar o flash.

9. Amamentação. A amamentação é um momento muito íntimo entre mamãe e bebê. Caso tenha chegado bem nesta hora, o ideal é que deixe este momento exclusivo para os dois. Essa pode ser a hora do seu cafezinho!

10. Crianças. Evite levar crianças para conhecer o bebê. Crianças são agitadas e podem fazer barulho. Lembrando que este momento deve ser calmo e tranquilo.

11. Lembrancinhas. As lembrancinhas são para as visitas que estiveram na maternidade e foram conhecer o bebezinho.

Agora é só agradecer e desejar muita saúde a este pequeno ser que está só descobrindo o mundo!

Veja mais: Fábrica de Móveis Infantil SP | Berço Luis XVII | Berço 120×60

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>