A importância do dentista nos primeiros meses de um bebê

Os pais se preocupam com os filhos mesmo antes dele ser concebido, com a mãe realizando diversos exames para garantir que a sua saúde, assim como a do seu bebê.

Muitas mães, inclusive, realizam um acompanhamento com o pré-natal odontológico, para garantir que a sua saúde bucal esteja em dia e não atrapalhe durante toda a gestação.

Por conta disso, é essencial que todos os cuidados sejam tomados para também garantir que a criança tenha uma boca saudável, ou seja, livre de dores, de desconfortos e também de doenças.

O que é o pré-natal odontológico?

Poucas mamães sabem da importância de realizar consultas à clínica odontológica durante a gravidez. Por conta de todas as alterações hormonais, principalmente nos primeiros meses, assim como a alta vascularização, as gestantes têm uma maior chance de ter doenças gengivais.

Quando a doença não é tratada da maneira necessária, com o acompanhamento do profissional do convênio odontológico, pode causar sérios problemas para a gravidez, assim como para a saúde do bebê.

O grande problema da mãe apresentar um caso de periodontia é dos efeitos que isso pode causar ao bebê. Segundo estudos da European Federation of Periodontology e a American Academy of Periodontology, essa doença está diretamente ligada ao nascimento prematuro do bebê, assim como a falta de peso que ele apresenta ao nascer.

Existem diversas bactérias na boca e isso todos sabemos por conta das visitas à clínica odontológica. Entretanto, por conta da gravidez aumentar a vascularização da mulher, as bactérias podem viajar pelo organismo, chegando ao útero.

Por ser um agente infeccioso, o sistema imunológico da mãe está pronto para combatê-lo. Para isso, há uma maior produção de prostaglandina, que apesar de ser importante para combater bactérias, também pode induzir ao parto, causando o nascimento prematuro do bebê.

Importância dos primeiros cuidados

O grande diferencial da mãe que realiza o pré-natal odontológico é por conta de todas as dicas e cuidados que recebe na clínica odontológica, a respeito da criança que ainda vai nascer.

Dessa forma, os pais estão preparados para realizar os primeiros cuidados, assim como identificar quando é o momento certo de levar o bebê ao dentista.

Isso é crucial para que a criança cresça com os dentes saudáveis, com todos os cuidados necessários desde o primeiro momento de vida.

Por exemplo, muitos bebês choram quando os pais vão escovar os seus dentinhos, mas isso pode ser causado pelo incômodo por não estar acostumado com essa ação. Quando os pais têm o costume de higienizar a boca da criança desde o primeiro momento, a escovação costuma ser algo mais tranquilo de ser feito.

Esses cuidados são algo que ouvimos apenas dos profissionais da clínica odontológica. Da mesma forma, muitos pais não conhecem a necessidade de higienizar a boca do bebê antes dos dentes nascerem.

Para isso, os pais devem pegar uma fralda limpa e levemente umedecida, enrolar no dedo indicador e passar suavemente por toda a boca do bebê:

  • parte interna da bochecha;
  • gengivas;
  • língua.

Esse cuidado deve ser feito pelo menos duas vezes por dia. Da mesma forma, é importante que o bebê não durma durante a amamentação, pois causa um maior acúmulo de leite e, consequentemente, de açúcares, que são prejudiciais à saúde bucal.

Por mais simples que todos esses cuidados pareçam ser, é essencial ter cada um deles para que o bebê tenha uma boa saúde bucal e não precise se preocupar com outras coisas que não seja se divertir, brincar e ser criança.

Entretanto, sempre que for necessário, por conta de acidentes e traumas, é muito importante levar o seu filho ao dentista 24 horas, para que todos os cuidados necessários sejam tomados o mais rápido possível, garantindo menos dor e mais tranquilidade a você e à criança.

Primeira consulta à clínica odontológica

Muitos pais podem ter dúvidas a respeito do momento certo de levar o seu filho à clínica odontológica. Algumas vezes, mesmo sabendo da resposta, podem achar cedo demais e adiar a ida ao consultório.

Entretanto, o aconselhado é que a partir do momento que os primeiros dentinhos começarem a nascer, entre os cinco e oito meses, o seu filho da pode ir a um especialista em odontopediatria.

Caso precise procurar por um especialista em odontopediatria, é possível encontrar na internet, graças a todas as estratégias utilizadas pelos profissionais para serem encontrados com maior facilidade, pelo marketing na odontologia.

Os cuidados nessa fase são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida ao seu filho, durante muitos anos que vêm a seguir. 

Nessa primeira consulta, o profissional normalmente avalia os cuidados com a higienização bucal, assim como questões mais estruturais da boca da criança, como as bases ósseas e também o freio lingual e labial.

As próximas consultas devem ocorrer com uma frequência igual ao dos adultos: uma vez a cada seis meses. Isso porque como as crianças estão em fase de crescimento, as mudanças ocorrem de maneira muito rápida. 

Com as consultas à clínica odontológica nessa periodicidade, é possível que o profissional acompanhe todas essas fases, assim como dê ao seu filho os cuidados necessários para uma vida mais saudável.

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora na Vue Odonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>