Por que a higiene bucal infantil é tão importante?

A saúde dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais durante toda a sua vida, mesmo antes deles nascerem.

Entretanto, com tantas consultas e exames que os pequenos devem realizar nos primeiros anos de vida, muitas vezes eles acabam deixando à saúde bucal e a ida ao dentista de lado. Muitos consideram sem importância, já que nem dentes eles possuem, mas é importante ter alguns cuidados para garantir que a sua boca esteja saudável durante toda a vida.

Por esse motivo, é importante que os pais perguntem ao seu dentista, antes mesmo do filho nascer, quais são os cuidados necessários logo nos primeiros meses, para garantir que esteja sempre saudável.

Primeiros cuidados

Poucos podem ter esse conhecimento, mas os cuidados devem começar antes mesmo que os primeiros dentes comecem a nascer.

Isso porque o leite, que é a principal fonte de alimentação e nutrientes nos primeiros anos, independente de ser o materno ou o de fórmula, possui um teor de açúcar que pode ser prejudicial à sua saúde bucal.

Esse acúmulo pode causar problemas como a cárie de mamadeira, logo quando os primeiros dentes começarem a nascer, como aponta o dentista infantil.

Por esse motivo, é muito importante que seja feita uma higienização pelo menos duas vezes por dia, mas principalmente logo antes de dormir. Inclusive, o dentista infantil aconselha que o bebê não durma enquanto é amamentado — por mais difícil que isso pareça ser.

Para essa higienização, é importante que os pais enrolem o seu dedo indicador em uma fralda limpa e levemente umedecida. Então, é necessário passar a fralda delicadamente na parte interna das bochechas, na gengiva e na língua.

Dessa forma, é possível garantir que não terá um acúmulo de leite na boca do bebê, garantindo uma melhor saúde bucal.

Dentista infantil: quando ir à primeira vez?

Além dos primeiros cuidados com a higiene bucal do bebê, é muito importante que a ida ao dentista infantil não seja adiado.

O ideal é que o dentista seja visitado logo quando os primeiros dentinhos começarem a nascer, o que pode variar entre os quatro e nove meses, dependendo da criança.

Muitas pessoas podem acreditar que é muito cedo para levar o seu filho ao dentista, mas é o momento ideal para que o profissional avalie como anda a higiene bucal do bebê e se todos os cuidados estão sendo feitos da maneira correta.

O interessante em levar a criança em um dentista infantil é por esse profissional estar acostumado aos diferentes humores dos bebês e crianças, assim como aos desconfortos que os pequenos têm quando os primeiros dentes estão nascendo.

Além de fazer uma avaliação da higiene bucal, o dentista também oferece dicas e informações para os pais muito importantes a respeito dos próximos cuidados que eles devem ter, assim como quando é o melhor momento para deixar o filho escovar os dentes sozinho.

Essa é uma das maneiras dos pais se sentirem mais confortáveis em relação aos cuidados com a saúde bucal do bebê.

Além disso, se desde pequeno a criança está acostumada a ir ao dentista infantil, assim como a ter estímulos na boca desde pequeno, eles já estarão acostumados a isso nos anos que vêm a seguir, quando já terão plena consciência do que está acontecendo.

Caso seja necessário procurar por um dentista especializado no público infantil, é possível buscar na internet. Cada vez mais os profissionais têm investido no marketing na odontologia, o que garante que possam ser facilmente encontrados nas mídias digitais, garantindo uma maior facilidade aos pais.

Problemas bucais mais comuns

Os problemas podem variar de acordo com cada crianças, seja por questões genéticas ou pela frequência que as higienizações são realizadas. Da mesma forma, a complexidade também pode ser diferente e tudo isso pode ser diagnosticado pelo dentista do plano odontológico.

Entretanto, esses problemas são facilmente evitados caso tenha um acompanhamento da criança com o dentista infantil, assim como os cuidados podem ser previamente realizados, garantindo uma maior segurança à saúde bucal.

Muitos problemas que acometem as crianças podem segui-las para o restante da vida. Por esse motivo, é muito importante que os pais tenham os cuidados necessários para garantir que eles estarão sempre saudáveis — não importa a idade.

Os problemas odontológicos observados pelo dentista mais comuns na infância são:

  • cáries: por conta da alimentação com alto teor de açúcar e pelas poucas higienizações, muitas crianças podem apresentar esse problema logo no início de sua vida, ainda nos dentes de leite. Apesar de muitos acreditarem que isso não traz problemas porque os dentes logo vão cair, a cárie pode infectar a germe dentária, fazendo com que o dente que venha a seguir tenha alterações formais e estruturais;
  • fluorose: essa condição ocorre quando a criança ingere um alto teor de flúor. Esse elemento é importante para a proteção dos dentes, mas a sua ingestão pode fazer com que eles apresentem manchas esbranquiçadas ou amarronzadas. Isso não altera a estrutura dentária, nem o deixa mais fraco, mas as manchas ficam para o resto da vida, o que pode prejudicar a autoestima da criança;
  • dentes tortos ou mordida cruzada: o uso de aparelho ortodôntico é muito comum entre crianças e adolescentes, principalmente porque essa é a melhor fase para eles utilizarem. Como ainda estão em fase de crescimento, há uma maior mobilidade na arcada dentária para fazer com que ela fique da maneira certa, no caso de mordidas erradas, ou até mesmo corrigindo dentes tortos, apinhados ou com diastemas.

Todos os cuidados com à saúde bucal da criança, independente dos problemas que apareçam, são responsáveis para garantir que eles tenham uma melhor qualidade de vida, assim como um bem-estar pessoal.

As idas ao dentista pode ser uma das maneiras de garantir isso, por conta de toda a prevenção que ele realiza, assim como ajuda na conscientização da criança a respeito da importância da higienização bucal.

Por esses motivos, é tão importante cuidar da higiene bucal, assim como da saúde do seu pequeno desde os primeiros momentos. Você quer que ele continue sorrindo e exiba um sorriso perfeito, não é mesmo? Essa é uma das maneiras de chegar a esse resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>