5 dicas para aumentar a produção de leite materno

Especialistas comentam os principais macetes para driblar os desafios na amamentação

A amamentação exclusiva até os seis meses de idade é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê e ajuda a criar um laço entre mãe e filho. De acordo com Natalia Modica e Luciana Santos, enfermeiras responsáveis pelo curso de gestante da Criogênesis, apesar da produção de leite ser determinada pela ação hormonal, algumas atitudes ajudam a estimular. “Embora em alguns casos a baixa produção esteja relacionada a aspectos da saúde da mãe, na maioria das vezes, o real problema é a falta de estímulo”.

Para ajudar as mamães durante a amamentação, as especialistas separaram cinco dicas que fazem a diferença no aumento da produção de leite.

Pega correta
O fundamental é que ambos estejam confortáveis e relaxados, mas é importante observar o alinhamento entre o corpo e a cabeça da criança, abdômen do bebê encostado ao abdômen materno e queixo tocando a mama. ?A criança deve estar apoiada pelo braço da mãe, que envolve a cabeça, o pescoço e a parte superior do seu tronco. A boca precisa estar bem aberta com o lábio inferior para fora recobrindo quase toda a aréola (como uma ?boca de peixe?) enquanto a porção superior da aréola pode ser visualizada?, explicam.

Não tenha pressa
Alguns bebês levam mais tempo para mamar. Para que tudo flua bem é preciso respeitar o ritmo de cada criança.

Amamente sempre que o bebê tiver fome
A criança em aleitamento materno exclusivo deve mamar em livre demanda, ou seja, na hora que quiser. Porém, após 3 horas de jejum, aumenta o risco de hipoglicemia, devendo-se oferecer a mama ao recém-nascido para minimizar o risco.

Espere a mama esvaziar para trocar de lado
Os dois seios devem ser oferecidos ao bebê, mas o ritmo natural da amamentação deve ser respeitado, como explicam as enfermeiras. É indicado que o bebê esvazie uma mama para depois oferecer a outra, pois assim ele irá ter ingerido tanto o leite anterior, rico em anticorpos, açúcar e água, quanto ao posterior, rico em gordura. Para alívio, conforto e prevenção de problemas mamários, a mãe poderá realizar uma ordenha manual e retirar o leite em excesso da mama não utilizada.

Tenha uma rotina saudável
Durante a amamentação a mamãe deve redobrar o consumo de água e apostar em alimentos saudáveis e com boas fontes minerais.”Outra dica importante é se manter relaxada, pois o estresse pode inibir a produção láctea”, finalizam.

Fonte do Site: guiadobebe.com

Veja mais: Refluxo em bebêProvençalCama para bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>