DIY: Como fazer móbile de berço em feltro

A artesã e microempreendedora Fernanda Lacerda ensina fazer móbile de berço em feltro! Temos certeza de que vocês vão se inspirar muito com esse móbile de berço em feltro.

Móbile de berço em feltro “Cute Garden”, por Fernanda Lacerda

O móbile de berço em feltro artesanal é uma das peças mais pedidas pelas mamães, pois nele podemos personalizar tudo! Pode-se escolher o tecido, as cores e principalmente os elementos que confeccionaremos para pendurar.

Esta técnica de estruturação da base circular é bem diferenciada, e é com muita alegria que quero dividi-la com vocês, pois esta peça é sucesso de venda GARANTIDO!

Sempre iniciamos a produção de nossos móbiles confeccionando os elementos que ficarão pendurados. A sugestão deste PAP são abelhinhas fofas, para seguir a temática jardim. Sinta-se à vontade, e faça do tema que desejar!

Recorte as partes que formam nossa abelhinha:

  • Corpo 2x no Feltro Creme
  • Listras 1x cada uma: risque no Termocolante e passe no Feltro Caramelo Havaí
  • “Bracinhos” e “Perninhas” 2 pares: risque no Termocolante e duble no Feltro Creme
    *A técnica de dublagem é ensinada em todos os meus cursos aqui na eduK
  • Manchas do rostinho 2x espelhado: risque no Termocolante e passe no Feltro Caramelo Havaí
  • Asas 2x: Risque no Termocolante, passe no avesso de um tecido à sua escolha, recorte. Passe a asa recortada no tecido em um Feltro Branco

Com a própria cola do termocolante, passe com ferro à vapor as listras e as manchas do rostinho, conforme a figura acima. Com o auxílio do gabarito, presente no molde deste PAP, marque a posição correta para pregar os olhinhos. Pregue uma pérola exatamente entre as marcações dos olhos, imitando um “narizinho”.

Na outra metade do corpinho, cole com um pedaço de feltro e cola quente, no centro da peça, um cordão encerado branco medindo 40cm, e duas anteninhas feitas com arame para artesanato. Cole também as perninhas e os bracinhos.

Posicione uma metade sobre a outra, com a colagem do cordão e anteninhas para dentro da peça. Inicie o caseado da peça a partir do bracinho, observe a figura acima.

Caseie toda a volta da abelhinha, deixando a abertura para colocação do enchimento na parte lateral: posição do bracinho. Você pode casear toda a volta da peça com uma única cor de linha, no caso amarelinho claro. No entanto, na peça da figura acima, troquei a cor da linha cada vez que a cor do feltro mudava.

Com a nossa abelhinha já preenchida e fechada, vamos pregar os olhinhos pelas marcações que fizemos no início do nosso PAP. Com a linha preta vamos dar pontinhos de vai e vem na marcação para afundarmos “levemente” a posição em que vai se acomodar a pérola;

Em seguida insira a pérola na agulha, volte-a para a parte de trás da peça e arremate.

Pregados os olhinhos, borde uma sobrancelha. Com a linha amarelo claro, insira a agulha pela lateral da peça;

Puxe a linha até que o nó entre na peça. Dê um ponto inclinado;

Veja a sobrancelha que se forma. Agora é só arrematar com um ponto bem delicado na parte de trás. Com um blush comum ou com tinta para tecido na cor rosa chá, pinte bochechas rosadas na abelhinha.

*Vantagem da tinta para tecido: não sai com o tempo, e sua peça sempre terá uma bochecha rosada fofa!

Recorte o feltro branco seguindo o contorno da asinha no tecido. Recorte as duas asinhas. *Lembrando que o tecido está colado ao feltro pelo termocolante;

Em seguida aplique com o ponto caseado da máquina de costura as asinhas, uma a uma, em um feltro azul claro;

Recorte o feltro azul claro com uma tesoura de picotar. Observe que o recorte é bem próximo ao caseado;

O outro par da asinha não recortaremos por enquanto. Passe cola quente primeiramente na curva de bico da asa. Observe a figura;

Posicione a asa recortada sobre a asa ainda inteira no feltro, alinhando costura com costura;

Siga colando aos poucos uma asa à outra, passando a cola sempre no avesso da costura do caseado. Este será o resultado final.

Agora é só recortar o feltro de baixo, também com a tesoura de picote, seguindo o zigzag. Dessa maneira teremos as duas faces da asinha iguais.

Para colar a asinha na abelha, passe cola quente no centro da asa;

Pressione a abelhinha contra a asa até que a cola seque. Cole a asinha na alura da marcação dos olhinhos.

Para confeccionarmos a base circular de nosso móbile de berço em feltro precisamos ter todos os elementos que serão pendurados prontos. Para fazer as flores, siga o mesmo passo a passo ensinado na asinha de nossa abelha. A flor maior tem as duas faces com tecido, como a asa. A flor menor tem apenas uma face com tecido, pois colaremos sobre a flor maior; faça 2 flores menores, para colar uma em cada face da flor maior. O miolo da flor é um botão nº16 encapado com Feltro. Para este móbile foram confeccionadas 3 abelhinhas e 3 flores.

A base circular de nosso móbile de berço em feltro tem como estrutura uma das metades de um bastidor. Para dar todo o acabamento que vocês já observaram na peça pronta, utilizaremos o papelão cinza ou papelão couro ou ainda papel paraná.

Meça o comprimento do seu bastidor com o auxílio de uma fita métrica. Recorte no papelão que você estiver usando, com o auxílio de um estilete, duas tiras medindo: comprimento do bastidor + 2cm x 3cm de altura.

Com uma das tiras, abrace com firmeza o bastidor e marque a ponta que sobra, observe a figura. De acordo com a marcação, recorte o excesso, ficando assim a tira no tamanho exato.

Com um rolinho ou pincel passe cola branca Extra em volta de toda a parte externa do bastidor;

Em seguida cole a tira de papelão abraçando o bastidor. Observe que para esta colagem é preciso fazer pressão na direção que mostram as setas;

Reforce a colagem colocando fita crepe na junção das pontas da tira, e coloque um pregador de roupas até que tudo esteja bem seco;

Observe que o bastidor deve ficar alinhado à borda da tira de papelão.

Em seguida, passe a cola branca extra na parte interna do bastidor;

Cole a tira de papelão, agora na parte de dentro. Lembrando que antes de colar esta parte, é preciso cortar o excesso para que as pontas da tira se encontrem perfeitamente. Observe que o movimento de pressão que você deve fazer para colar agora é para fora, como indicam as setas na figura;

Este será o resultado depois de coladas as tiras de papelão, já podemos encapar nossa base!

Para encapar nossa base na parte externa, risque com lápis num tecido Tricoline 100% algodão de sua escolha a medida de: comprimento da sua base + 1cm x 7cm de altura. Passe termolina leitosa no risco que fez, uma camada bem simples, e só depois de seca recorte a tira de tecido. Com o auxílio do rolinho, passe cola branca extra em uma pequena parte e cole a tira de tecido de forma centralizada, deixando sobras iguais para os dois lados;

Com todo cuidado, passe cola branca extra na parte interna da a circular e siga virando a sobra de tecido para dentro;

Observe o resultado na parte interna e na parte externa. É normal que na parte interna se forem ruguinhas no tecido, pois não cortamos a tira enviesada no tecido. Não se preocupe pois isto não aparecerá na peça pronta.

Tendo encapado a parte externa de nosso móbile de berço em feltro, é hora de posicionar os elementos pendurados.

Marque a posição com lápis onde cada elemento deverá ser fixado. Para isto, divida o comprimento final de sua base circular pelo número de elementos que você está pendurando. Ao posicionar as abelhinhas, a distância da peça para o bastidor é de 10cm. Fixei com uma fita crepe. Veja que o restante do cordão fica sobrando para cima do móbile.

Posicione todos os itens, sendo que nas abelhas deixe sempre o cordão sobrando. Nas flores, posicione-as e corte a sobra do cordão. Para as flores deixe-as abaixo da base o tamanho de cordão de 8cm.

Para o acabamento de dentro, risque no tecido uma tira medindo o comprimento do círculo x 3cm de altura. Recorte deixando uma margem do risco, como pode ver na imagem abaixo.

Passe termolina leitosa no risco, e cole a tira em um papel Diplomata 90gr, ou no papel cartão. Depois de tudo seco, recorte a tira no risco.

Passe a cola aos poucos e siga colando a tira de acabamento, sempre fazendo pressão para a colagem acontecer.

Siga colocando pregadores de roupa para auxiliar na colagem em cada parte que contém o cordão que pendura os elementos. Deixe secar!

Com os cordões que sobraram das nossas abelhinhas, meça 12cm da base para cima e marque. Em seguida una os três cordões alinhando a marcação de 12cm e cole uma fita crepe segurando os três juntos. Costure com uma linha de máquina unindo-os pela marcação;

Em seguida retire a fita crepe e passe os cordões por um mosquetão. Costure as outras pontas na mesma marcação anterior e recorte o excesso;

Para dar acabamento cole duas folhas, confeccionadas com a mesma técnica ensinada na asa da abelhinha.

Ao redor da base circular, como o nosso tema é jardim, para imitar caule de folhagens, colei cordão encerado marrom e decorei com folhas.

Clique na foto ao lado para baixar os moldes e a lista de materiais para fazer agora mesmo o móbile de berço em feltro

Fonte do Site: https://www.eduk.com.br/blog-artesanato-e-ponto/mobile-de-berco-em-feltro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>