Quando acontece a descida do leite materno?

É um processo de transformação no seu organismo
 

Fonte da Imagem: www.bebeabril

Que o leite materno é a melhor forma de alimentar o bebê nos primeiros meses toda mãe ouviu falar. Ela sabe também que para garantir a saúde do pequeno é preciso amamentar seis meses de maneira exclusiva e, se possível, por livre demanda.

Qual mãe não ouviu falar que os seios racham no início, mas que depois tudo vai se ajustando? E quantas mães ouviram dizer que o leite não desce assim que o bebê nasce?

É assim que funciona e não é preciso preocupações.

A DESCIDA DO LEITE OCORRE DE MANEIRA GRADATIVA

Compreenda o processo de descida do leite:
Assim que sai a placenta, os hormônios estimulam a produção do colostro. Esse é o nome daquele leite mais grosso, meio amarelado.

No colostro estão anticorpos que ajudam a proteger o bebê de diversas doenças. Ele também ajuda no funcionamento intestinal e previne a icterícia, que são aqueles pontos amarelos na pele do bebê.
O colostro não vai dar aquela sensação de peito cheio, mas é normal. Continue a oferecer o peito ao bebê porque a sucção ajuda a estimular a produção do leite.

Leite da transição
Esse leite chega entre o segundo e quarto dia depois que o bebê nasce. Ele é marcante para a mãe porque ocorre a famosa descida do leite, que deixa o peito pesado e dolorido.

O leite de transição é um pouco mais aguado e faz com que o peito fique endurecido. Mesmo com a dor, ainda é preciso continuar a oferecer o seio ao bebê e manter a estimulação.

Leite maduro
Por volta de 15 dias depois que o bebê nasce, chega o leite maduro. Ele vem em grande quantidade, e branco e muda conforme as necessidades do pequeno.

O leite mata a sede, sacia e protege. Para prosseguir com as mamadas é importante oferecer os dois seios para o bebê fazendo revezamentos.
Amamentar depende de adaptação. Quando há dúvidas é possível procurar um banco de leite e pedir auxílio para a pega correta e, se for o caso, a ordenha.

Grávidas também podem pedir auxílio no banco de leite para compreender melhor o processo antes de passar pela prova sozinhas.

Fonte do Site: www.gravidez.online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>