Visitas ao recém-nascido

Fonte da Imagem: Lillo

Maternidade não é hotel, e a mãe do bebê pode estar cansada. Mas caso os pais estejam com disposição para receber visitas tome as providencias necessárias para não prejudicar o bebê.

A chegada de um bebê é sempre uma alegria e a empolgação para conhece-lo é devidamente proporcionar. Visita na maternidade, no entanto, é um assunto que merece atenção. Alguns pais, mesmo cansados e apreensivos, gostam de ter amigos e familiares por perto nos primeiros dias com o filho recém-nascido. Outros preferem mais intimidade nesse momento.

Então, é recomendado perguntar para os novos pais como eles se sentem em relação às visitas depois do nascimento do bebê. O pediatra neonatologista da Unimed Paulo André Ribeiro, diz que o ideal é que somente pessoas muito intimas ao casal conheçam o recém-nascido nos primeiros dias de vida. “A maternidade não é um ambiente social e, portanto, se as visitas acontecerem com a aprovação dos paus, devem ser de curta duração (no máximo 15 minutos) e sempre em pequenos grupos, de 2 a 3 pessoas”.

Além de prestar atenção ao tempo e à quantidade de pessoas, também é preciso se comportar de forma adequada durante a estada no quarto do hospital. Isso inclui evitar fazer barulho e ter contato íntimo com o bebê, já que eles são mais suscetíveis a infecções. ?Beijos em qualquer lugar do corpo do recém-nascido devem ser evitados, por que existe o risco de transmissão de infecções por germes que estão presentes na cavidade oral dos adultos e das crianças, mesmo aqueles aparentemente saudáveis.

Outro item comum nas visitas à maternidade são os presentes para mãe e bebê. Mesmo lindas, as flores são proibidas na maioria dos hospitais pelo risco de contaminação do ambiente e de alergia ao pólen. Doce também não é uma alternativa, pois algumas paciente podem ter restrições na dieta. “Se quiser presentear o recém-nascido e a mãe, é melhor optar por roupinhas, brinquedos apropriados para bebês, ou objetivos de higiene”, sugere o médico.

Em casa, os cuidados são quase os mesmos. As visitas devem continuar com precaução, já que o recém-nascido ainda está se acostumando com a casa, com os pais e com a nova rotina. Vale lembrar aos candidatos a visitante que se houver qualquer sinal de coriza, tosse, febre ou problemas estomacais, é melhor evitar ainda mais o contato com o bebê. E, para todos os casos, lavar as mãos antes de pegar o neném no colo é obrigatório.

PRESTA ATENÇÃO
Caso os pais do bebê aprovem o encontro, siga estas recomendações médicas para correr tudo bem:
– Evite ir acompanhado de muita gente;
– Não pegue o bebê no colo;
– Não beije o recém-nascido;
– Evite o contato se estiver doente;
– Não leve flores, nem chocolate de presente;

15 minutos é o tempo máximo para não cansar nem a mãe nem o bebê. Aqui menos é mais!

Fonte: Revista Pais e Filhos

Veja mais: Colchão de berçoMini Berço para BebêCômoda RetrôCômoda Provençal 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>