Vida (mais ou menos) em ordem

Rotina para todos pode facilitar muito as primeiras semanas do bebê em casa

Até a chegada do bebê, administrar a vida doméstica não tinha muito segredo. Trabalhar, fazer compras, ir à academia, frequentar um curso de especialização e até dar uma escapadinha para namorar no cinema serão questões que os casais aprendem a conciliar. Mas, quando a família volta da maternidade tudo muda: é um tal de dar mamar, trocar fraldas, dar banho, brincar no sol, tomar banho… Ufa! Vários outros afazeres passam a fazer parte do dia da família assim que se entra pela porta com a criança nos braços. Será que é possível dar conta de tudo?

Claro que sim. E dá até para encontrar graça com as mudanças todas se a família organizar uma agenda com horário para todas as atividades da criança. A ideia não é impor, mas criar uma sequência natural de atividades cotidianas, que seja funcional e agradável a todos. Deve-se observar eventuais sinais de insatisfação, para antecipar ou pular atividades, se necessário. Manter uma rotina para o recém-nascido facilita a vida de todos. O bebê fica mais seguro e confortável e para a mãe facilita seu entendimento sobre o ritmo do filho e ajuda a reconhecer sinais de cansaço, fome e irritação. Abaixo sugerimos uma agenda para bebês que não tenham refluxo, não sejam prematuros e estejam em curvas de peso a estatura adequadas para a faixa etária. Lembrando que a rotina precisa acompanhar o ritmo da criança e da família.

  • 6:00h –  mamada e troca de fralda
  • 7:00h – sono/brincadeira
  • 8:00h – banho de sol
  • 9:00h –  mamada e troca de fraldas
  • 10:00h – sono/brincadeiras
  • 11:30h – banho (1 opção)
  • 12:00h – mamada e troca de fralda
  • 13:00h – sono/brincadeira
  • 15:00h – mamada e troca de fraldas
  • 16:00h – passeio
  • 18:00h – mamada e troca de fraldas
  • 19:00h – sono/brincadeira
  • 20:30h – banho (2 opção)
  • 21:00h – mamada e troca de fralda
  • 3:00h – mamada e troca de fralda

Alimentação

Nos primeiros meses, a amamentação costuma ocorrer a cada duas ou três horas, a contar do início da mamada. Conforme o bebê cresce, o espaço de tempo aumenta, chegando a quadro horas durante o dia e oito à noite. Para evitar que a criança engasgue, dar sempre preferência por trocá-la antes das mamadas, caso seja após, esperar aproximadamente 30 minutos. Para que o bebê tire o máximo proveito das mamadas, caso seja após, esperar aproximadamente 30 minutos. Para que o bebê tire o máximo proveito das mamadas, é bom que se dê preferência a ambientes calmos da casa e que elas sejam sempre nos mesmos lugares. Muitos pais tendem a reduzir o horário entre uma mamada e outra quando o bebê não fica calmo. Porém, antes de oferecer comida é preciso identificar o real motivo da inquietação. Ele pode estar com a fralda suja, sentir frio, calor, cansaço, estar super estimulado ou ter necessidade de sucção. Mas claro, pode acontecer dele realmente estar com fome ou ter se alimentado mal na última mamada. Para quem sente dificuldade em estabelecer uma rotina quando a criança está no peito, a boa notícia é que a alimentação solida torna mais fácil definir horários.

Banho de sol e passeio

Em, geral, os pediatras liberam as saídas a partir de um mês de vida, quando o sistema imunológico está relativamente fortalecido. Os banhos de sol devem ocorrer antes das 10 horas e depois das 16. Se forem em locais protegidos do vento e com temperatura agradável o bebê pode ficar só de fralda. Faça passeios quando o sol estiver maia ameno. Além de serem excelentes para o estado de espirito do bebê, as saídas ao ar livre contribuem para o desenvolvimento, já que expõem a vários sons, odores e visuais.

Sono

Nas primeiras semanas de vida, os bebês costumam dormir 16 horas por dia, distribuídas em oito turnos de duas horas, sem distinção entre dia e noite. Com o passar as semanas, o sono noturno começa a se prolongar. A rotina das sonecas diurnas deve ser estabelecida conforme o ritmo do bebê e da casa. Já à noite, ele deve ir pra o berço, no máximo 21 horas. Mesmo que não durma logo, é bom se acostumar ir cedo para a cama. O ritual que antecede o sono tem de ser repetido diariamente para que o pequeno perceba a aproximação da hora de dormir. Massagem, banho, troca de fralda, mamada à meia luz, canção de ninar, carinho, leitura de história e até mesmo o fechar das cortinas na presença do bebê: os pais escolhem o que mais lhes agrada, contato que seja relaxante e prepare a criança para dormir.

Brincadeiras

Ao longo do dia, o bebê pode ser submetido a diversos tipos de brincadeiras e estímulos para que se sinta bem e desenvolva ao máximo suas capacidades. Escolha os momentos que ele tem mais disposição, quando estiver bem acordada, alimentado e com a digestão feita. Nos primeiros dois meses, as atividades podem se limitar ao carinho ou ao berço, com estímulos auditivos e visuais, como músicas suaves e mobiles. Outra ótima brincadeira é a de se esconder. O bebê percebe, que mesmo, que a mãe ou o pai não esteja em seu campo de visão, continua existindo. Isso facilita o entendimento de separações breves e rotineiras. Par estimular a visão, a sugestão é o descolamento de objetos a cerca de 30 centímetros dos olhos do bebê e, para estimular a audição e a compreensão, é importante conversar e cantar para que as brincadeiras estejam relaxantes, com carinho, massagens e canções de ninar.

Banho

Não existe um horário correto. Vale testar alguns para ver de qual o bebê mais gosta e levar em conta a temperatura. A hora mais quente do dia ou um pouco antes de dormir são boas opções. Os banhos devem ser rápidos, em torno de cinco minutos, para não ressecar a pele do bebê, acontecer pelo menos uma hora depois da última refeição e o ideal é que o sabonete seja glicerinado, pois ele também ajuda a não ressecar a pele.

Fonte: Revista Babies – Por Mariana Woj – Consultora: Elisa Alves Ramos – Enfermeira SOS Bebês

 

Confira também: Protetor de Berço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>