Mitos e verdades sobre quem está amamentando

Afinal, será que as mães que amamentam podem tingir o cabelo? E tomar café? Veja a respostas para essas e outras questões!


Fonte da Imagem: www.semprematerna.com.br

A mãe que amamenta pode tomar café?
A princípio quantidades moderadas da bebida não transmitem cafeína ao pequeno. Porém, quando ingeridas em excesso, a cafeína pode passar para o leite materno e afetar o sono do bebê, deixando-o mais alerta. A orientação do Instituto Nacional da Saúde do Reino Unido não é ultrapassar o consumo de 300 mg de cafeína por dia. Para se ter uma ideia da quantidade, uma xícara de 50 ml de café tem 100 mg de cafeína.

A mãe que amamenta pode tomar remédios?
Não já muitas informações sobre assunto. Porém, sabe-se que apenas uma parte muito pequena dos químicos presentes na tintura de cabelo passam para a concorrente sanguínea. De modo que é realmente muito difícil que os químicos da tintura passem para o leite materno. Mas é sempre interessante conversar com o pediatra do seu filho ou com seu ginecologista sobre o assunto.

A mãe que amamenta pode tomar remédios?
A grande maioria dos medicamentos não irá afetar o leite materno. Porém, há aqueles que põem de fato ser prejudiciais. Os problemas dos medicamentos podem envolver desde queda na produção de leite materno até um leite que pode afetar a saúde do bebê que o consumiu. Por isso, é essencial sempre avisar ao médico que te receitou o remédio que você está amamentando e nunca se automedicar.

A mãe que amamenta pode tomar bebidas alcoólicas?
O álcool pode passar para o leite materno, por isso é melhor evitar o seu consumo enquanto amamenta. Além disso, é importante ressaltar que ao contrário da crença popular, beber cerveja não aumenta a produção de leite materno. Muito pelo contrário, o álcool pode alterar o sabor, fazendo com que o bebê não goste e consuma menos. Além disso, o consumo frequente de álcool pode reduzir a produção de leite. Caso você decide consumir uma bebida alcoólica é melhor fazer isso após ter amamentado o bebê, do que antes. E procure ficar cerca de duas horas sem amamentar após o consumo da bebida.

A mãe que amamenta pode tomar anticoncepcionais?
A mãe que amamenta pode tomar anticoncepcional, porém precisa escolher aqueles à base de progesterona enquanto a amamentação for exclusiva, para que a qualidade do leite materno não seja diminuída.

A mãe que amamenta pode praticar exercícios?
A prática de exercícios moderados entre as mães que amamentam é muito bem-vinda. Porém, os exercícios em excesso, que causam a exaustão, não são orientados. Isto por que eles podem afetar a produção de leite materno.

Fonte: Revista Babies – Por Mariana Woj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>