10 dicas para cuidados do bebê do tempo da vovó

Em pleno século 21, com produtos e novidades cada vez mais eficazes, práticos e funcionais, as mães modernas, muitas vezes deixam de lado aqueles conselhos e dicas da vovó, né? Mas algumas dicas funcionam de verdade, vamos dar uma olhada?

1 – Própolis para combater gripes, resfriados e aumentar as defesas do organismo 

O Própolis é um antigo e conhecido antibiótico natural, composto principalmente de resinas vegetais produzidas pelas abelhas, ele é um poderoso cicatrizante, anti-fúngico, antimicótico, anti-oxidante e mais uma porção de coisas!

2 – Bacia de água no quarto para melhorar a umidade do ar

Colocar uma bacia de água no quarto na época de clima seco, aumenta a umidade e melhora as condições para dormir! A dica é usar uma bacia rasa e grande, tipo uma fôrma de bolo ou bandeja.

3 – Charutinho de bebê para acalmar

Ao nascer, os recém-nascidos saem de um local apertadinho, quentinho e embalado pelos movimentos da mamãe para um mundão, enorme, frio, cheio de barulhos, cheiros, cores… Deve causar certo desespero mesmo!!

Com certeza você já viu ou ouviu a vovó dizer que precisa fazer um “charutinho” com a mantinha para deixá-lo aquecido e protegido, e é verdade! Deixar o bebê assim, preso, traz de volta pra ele a sensação de estar protegido no útero da mamãe, pode perceber como ele se desespera com os bracinhos soltos “pelo mundo” e ao serem aconchegados assim, já ficam mais calmos.

4 – Amido de milho (Maizena) para assaduras

Ele captura a umidade da pele que está causando a assadura e dá uma sensação de alívio. A dica é, após de um banho morno secar o bumbum do bebê e “polvilhar” com maisena, pode até deixar sem fralda um tempo para “arejar” e depois na hora de fechar a fralda, usar uma pomada de tratamento.

O amido de milho sozinho não resolve as assaduras, ele sai ao primeiro xixi e seu uso constante pode causar um outro problema: o ressecamento da pele e a formação de rachaduras e mais machucados por isso, eu recomendo o uso apenas como PARTE do tratamento da assadura, sem esquecer que é fundamental limpar muito bem a área machucada e usar uma pomada de tratamento adequada.

Para os bebês mais gordinhos e com muitas dobrinhas, acrescentar 2 colheres de amido de milho na água do banho também tem efeito calmante nas assaduras, mas use com moderação para não causar o ressecamento!

5 – Cortar a unha durante a soneca

Resultado de imagem para cortar unha do bebe

É muito comum ter medo só de pensar em cortar a unha do bebê, ainda mais com aqueles dedinhos tão pequenos!! E a dica é colocar uma toalhinha embaixo das mãozinhas dele, e usando o cortador de unhas infantil cortar cuidadosamente.

6 – Fraldinha quente para cólicas ou bolsinha de grãos

Existe a técnica de aquecer a fraldinha no micro-ondas por 20s e colocar sobre a barriguinha. Mas, também existe no mercado uma bolsinha com grãos naturais, são bolsinhas de tecido, dentro delas há grãos e ervas. Também pode ser aquecida no forno ou no micro-ondas, é um santo remédio.

7 – Água de ameixa para intestino preso

Resultado de imagem para ameixa

Esta é clássica e super funciona! A receita é: 5 ameixas pretas secas em 500ml de água, deixa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, jogue fora as ameixas e use esta água para misturar a fórmula do bebê. Tiro e queda!

Se o seu bebê não toma fórmula, você pode misturar está “água de ameixa” em sucos, mingaus e etc…

8 – Fraldinha molhada para baixar a febre

Toda mãe fica desesperada quando o filho começa a ter febre! Talvez você já tenha ouvido o seu pediatra dizer que, você só deve ir ao Pronto Socorro se perceber que a febre é persistente por pelo menos 3 dias ou, se estiver associada a outros sintomas como vômitos, diarréia e dores.

Molhe uma fraldinha em água morna ou fria e coloque sob a testa, embaixo do braço e pulsos da criança. Funciona!

9 – Compressa de chá de camomila para peles irritadas

Resultado de imagem para chá de camomila

Ás vezes acontece de a criança tomar sol além da conta, de o bloqueador solar não funcionar como deveria, ou mesmo de você vestir a criança com uma roupinha e descobrir que ela tem alergia aquele tecido ou, que alguma coisa na peça (etiqueta, bordado, costura) irritou a pele. Nestes casos, compressas de chá de camomila ajudam a acalmar a pele e são um bálsamo para a ardência e irritação.

É só ferver saquinhos de chá de camomila por cerca de 5 minutinhos, tiro os saquinhos, deixo esfriar na geladeira e coloco nas áreas doloridas.

10 – Meias e luvas para soluços

Tem coisa para deixar a gente mais aflita do que soluço de bebê? É até engraçadinho, mas, quando ele não passa começa a dar desespero! Com certeza você já ouviu alguém dizer que colocar uma linha vermelha “babada” na testa do bebê funciona, mas, não! Não funciona!

A verdade é que o soluço normalmente está associado a movimentos involuntários do sistema digestivo, quase nunca tem a ver com o bebê estar com frio, mas, como muitos dos mistérios da sabedoria da vovó, toda vez que eu coloquei luvas e meias nos meus bebês com soluço, ele parou!

Se você já usou alguma dica da vovó, ou conheça alguma super bacana deixe seu comentário abaixo! 

Fonte do Site: www.bagagemdemae.com.br

Fonte da Imagem: www.vix.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>