Conforme a gestação progride, você passa por mudanças físicas, incluindo dores nas costas, ganho de peso e retenção de líquidos. Sintomas como esses, apesar de desconfortáveis, são normais, e muitas vezes vão embora depois do parto ou com a evolução da gravidez.
Enquanto isso, existem algumas formas de lidar com esses sintomas para que você se sinta melhor durante e depois da gestação.
Ganho de peso
Tente ter em mente que o peso extra é importante para uma gestação saudável e que, eventualmente, será perdido depois de o bebê nascer. Concentre-se em:
- Fazer refeições saudáveis.
- Cortar as besteiras e guloseimas.
- Exercitar-se regularmente (depois de consultar seu médico).
Dor nas costas
Caso tenha dor nas costas, experimente os métodos abaixo para reduzir o desconforto e conseguir dormir bem (com a supervisão do seu médico):
- Alongamento simples ou ioga para reforçar e alongar os músculos das costas e pernas.
- Dar a si mesma o luxo de uma massagem para relaxar e soltar os músculos tensos.
- Tentar dormir de lado, com um travesseiro entre os joelhos dobrados, para dar apoio à lombar.
Tornozelos e pés inchados
Pelo fato de o seu corpo reter mais líquidos durante a gestação, você pode ficar com as pernas, tornozelos e/ou pés inchados (edema), principalmente durante o terceiro trimestre. Para aliviar essa condição:
- Fique com os pés para cima o máximo que conseguir.
- Use sapatos confortáveis.
- Evite se sentar ou ficar de pé por longos períodos.
OBS.: Ligue para o seu médico caso note inchaço repentino nas mãos e rosto. Isso pode sinalizar uma condição perigosa da gestação, chamada pré-eclâmpsia.
Coceira na pele
Não é incomum sentir coceira quando a pele da sua barriga e seios começar a se expandir. Algumas mulheres também reparam que as palmas das mãos e solas dos pés ficam avermelhadas. Além disso, você pode perceber que algumas situações que fazem a pele coçar (como ressecamento, eczema e alergias a alimentos) podem se agravar ainda mais quando você está grávida.
Para reduzir o desconforto, evite tomar banhos muito quentes, utilize sabonete suave e hidratante, sempre que precisar.
Coceira intensa
Coceiras severas durante o segundo ou, mais comumente, terceiro trimestre podem ser um sinal de colestase intra-hepática da gestação, um problema de fígado que afeta até 2% das gestantes e pode significar um perigo ao seu bebê. Entre em contato com seu médico imediatamente, caso acredite ter colestase. Se tiver, ele recomendará os exames indicados para você e o bebê.
Quando consultar o médico: ligue para seu obstetra quando sentir coceira intensa e persistente.
Estrias
Nem todas as mulheres têm estrias. Pelo fato de aparecerem em áreas onde a pele se esticou rapidamente por você ter engordado, o risco pode ser reduzido ao ganhar peso gradualmente, não excedendo a recomendação para o seu biotipo físico.
Caso ganhe estrias, há algumas opções para minimizar a aparência. Algumas pesquisas demonstram que loções tópicas, como o creme de tretinoína, podem ajudar. Entretanto, devem ser aplicadas logo depois do parto (observação: alguns tratamentos tópicos não são seguros para serem utilizados enquanto você está grávida e/ou amamentando. Por isso, consulte o seu médico).
Unhas crescendo mais rápido
Em algum momento, em torno do quarto mês, suas unhas começarão a crescer mais rápido do que o normal. Elas também podem começar a ficar mais amolecidas ou frágeis e desenvolver pequenas ranhuras. Mas devem voltar ao normal dentro de alguns meses.
Mudanças animadoras no corpo
Enquanto a gestação traz muitos desafios fisicamente, há algumas mudanças no seu corpo que você desejaria que durassem mais:
- Um cabelo mais bonito.
- Como dizem, você ficará “radiante”.
- Seios mais fartos.
Fonte do Site: https://www.johnsonsbaby.com.br/preparando-se-para-o-bebe/mudancas-no-corpo-durante-gravidez