Primeiras papinhas

primeiras papinhas

Chegou o momento de apresentar os alimentos ao seu filho. Confira duas receitas nutritivas e que vão facilitar a sua vida nesta fase. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que tanto bebês que fazem amamentação exclusiva quantos os que usam fórmulas infantis inciem a introdução de novos alimentos na dieta a partir do 6º mês de vida. No entanto, é aconselhado conversar com o pediatra sobre isso.

Durante a introdução de novos alimentos no cardápio do bebê, é importante que cada alimento novo seja introduzido sozinho, para facilitar a identificação de alergias ou sensibilidades alimentares, permitindo que a família saiba qual o motivo de problemas como dores de barriga, diarreia ou prisão de ventre. O ideal é que um alimento novo seja introduzido na dieta a cada trê dias, o que também facilita a adaptação do bebê ao sabor e textura dos novos alimentos. 

Assim, o ideal é iniciar com os seguintes alimentos:

1- Purê de Frutas:

Frutas raspadas ou amassadas devem ser dadas ao bebê nos lanches da manhã ou da tarde, podendo-se também oferecer frutas cozidas, mas sempre sem adicionar açúcar. Algumas frutas boas para iniciar a alimentação sólida do bebê são maçã, pera, banana e mamão. 

2- Sopas ou purês de legumes:

São ricos em vitaminas, minerais e fibras que são essenciais para o correto desenvolvimento do bebê. Alguns exemplos de legumes que podem ser dados são abóbora, batata, cenoura, batata-doce, abobrinha, couve-flor, chuchu e cebola. Além disso, a sopa ou purê devem ser feitos sem utilizar sal, podendo-se adicionar 1 colher de chá de azeite após a preparação. 

3- Mingaus:

Os mingaus devem ser feitos de acordo com a orientação do pediatra ou do nutricionista, seguindo a diluição indicada no rótulo. Podem ser dados mingaus de cereais, farinhas e amido, utilizando fontes como milho, arroz, trigo e mandioca. Além disso, não se deve evitar dar glúten ao bebê, pois o contato com o glúten diminui as chances de intolerância alimentar no futuro. 

É natural que nas primeiras refeições o bebê coma muito pouca quantidade, pois ainda está desenvolvendo a capacidade de engolir os alimentos e habituando-se a novos sabores e texturas. Assim, geralmente é necessário complementar a refeição com leite materno ou mamadeira, sendo importante não forçar o bebê a comer mais do que ele deseja. 

Receitas para Alimentação Complementar

Confira três receitas simples que podem ser dadas ao bebê com 6 meses.

Essa receita rende 4 refeições, sendo possível congelar para usar nos dias seguinte:

INGREDIENTES

  • 80g de batata doce
  • 100g de abobrinha
  • 100g de cenoura
  • 1 colher de chá de azeite 

MODO DE PREPARO

Descansar, lavar e cortar a batata e a cenoura em cubinhos. Lavar a abobrinha e  cortar em fatias. Colocar a batata, cenoura e abobrinha em uma panela com água e ferver e deixar cozer por 20 minutos. Escorrer a água em excesso e bater os ingredientes usando o liquidificador ou o mix até ter um creme aveludado. Em seguida, deve-se adicionar o azeite e, se necessário para ajudar no ganho de peso, adicionar 2 colheres de chá do leite do bebê. 

Este purê é simples e pode ser oferecido como lanche ou como sobremesa após uma refeição com creme de legumes, por exemplo.

INGREDIENTES

  • 120g de banana
  • Meia manga
  • 2 colheres de sobremesa do leite em pó do bebê

MODO DE PREPARO

Lavar e descascar a manga e a banana. Cortar ao pedaços e bater no liquidificador até ficar em purê. Depois adicionar o leite e misturar até ficar homogêneo. 

Rotina Alimentar

Um exemplo da rotina alimentar de um bebê com 6 meses durante um dia pode ser:

  • Café da manhã (7h): Leite materno ou mamadeira;
  • Lanche da manhã (10h): Purê de frutas com banana e maçã;
  • Almoço (13h): Purê de legumes com batata doce, abóbora e couve-flor;
  • Lanche da tarde (16h): Leite materno ou artificial;
  • Jantar (18:30h): Mingau de trigo;
  • Ceia (21h): Leite materno ou leite artificial;

Por: Mariana Woj (Revista Babies)

Fotos: Banco de Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>