Como cuidar dos cachinhos das crianças

Os cuidados que demandam um cabelo cacheado é o mesmo para adultos e crianças

As crianças não sabem ainda como lidar com os seus cachinhos. É dever dos adultos, portanto, ensiná-las a rotina capilar adequada e tornar a hora de cuidar do cabelo um momento agradável, feliz e divertido. Dessa forma, as crianças aprenderão desde cedo que seus cabelos são lindos e que não são difíceis de lidar coisa nenhuma.

Nada mais traumatizante para uma criança do que ver seus pais se desesperando na hora de lavar o seu cabelinho. Horrorizados com os nós que são inerentes aos nossos cachos. Munidos de pentes e escovas que machucam demais. Tudo isso cria uma experiência ruim com o próprio cabelo desde a infância.

Você, adulto, faça o favor de aprender a cuidar dos lindos cachos dos seus bebês. Leia, procure vídeos na internet, leia artigos e livros a respeito. A sua sorte é que ser mãe ou pai de criança cacheada nunca foi tão fácil. Hoje em dia, informação não falta em lugar nenhum.

Lavando os cabelos

As crianças são muito ativas, então precisamos lavar seus cabelos com mais frequência dos que os dos adultos. Os pequenos geralmente não gostam da hora do banho, então é preciso fazer um esforço extra para tornar essa experiência de cuidar do cabelo divertida.

Recomendo lavar o cabelo das crianças com shampoo sem sulfatos, parafinas, óleos minerais etc. O Low Poo pode ser mais adequado que o No Poo neste caso, pois as crianças se sujam muito mais que os adultos. Rolam na areia, na grama, encostam na cabeça dos amigos o tempo todo… você ficaria impressionada com tudo o que é possível de encontrar no cabelo dos seus filhos. Uma diversidade de flora e fauna tão rica quanto a da Floresta Amazônica.

Depois de lavar com produtos adequados, não se esqueça de condicionar. Cabelos cacheados precisam de muita hidratação constantemente. Também jamais esqueça do creme de pentear.

Jamais utilize pentes para desembaraçar, só os dedos. Também não passe jamais um pente ou escova nos cachos secos. Se for desembaraçar, o faça com o cabelo molhado, no banho, ou durante uma revitalização.

Nos dias seguintes à lavagem, você pode fazer diversos penteados para não lavar os cabelos dos pequenos todos os dias, pois isso levaria ao ressecamento, quebra e danos. O ideal é não lavar os cachos mais do que duas vezes por semana.

Existem técnicas para que os cachos não desmanchem no dia seguinte. Sua filha ou seu filho pode dormir de tranças, twists, com coque abacaxi e com fronhas de cetim. Não se esqueça apenas de que os penteados devem ser frouxos. Não prenda forte demais para não causar alopecia e quebra.

Não esqueça de fazer uma hidratação profunda no cabelo dos seus filhos uma vez por semana, em um domingão, por exemplo, dia mais tranquilo da semana.

Emergências

Crianças são extremamente ativas. Pulam, correm, se enroscam em tudo. O resultado é uma grande bagunça nos cabelos. Confira algumas dicas em caso de “SOS” capilar.

  1. O que fazer quando aparece um pedaço de chiclete, pasta de dente ou massinha de modelar no cabelo do seu filho? Esfregue a região com um cubo de gelo até que a parte pegajosa endureça e comece a esfarelar. Depois misture um pouco de vinagre em um quarto de condicionador e aplique na área emaranhada. Deixe absorver e, em seguida, remova o pedaço delicadamente com os dedos.
  2. Rabos de cavalo e coques são penteados práticos para aqueles dias em que você não tem tempo de revitalizar os cachinhos dos seus filhos. Mas não prenda muito forte para não dar alopecia nem quebrar os fios pela tensão.
  3. Para desatar os corriqueiros NÓS nos cabelos, é preciso muito cuidado e paciência. Devem ser removidos apenas com as mãos para não machucar nem traumatizar a criança. Ao desembaraçar os nós, use muito creme de pentear na região. Isole o nó com uma das mãos, segurando entre o indicador e o polegar. Com a outra mão, tire delicadamente cada fio de dentro do nó. JAMAIS USE PENTE OU ESCOVA, principalmente no cabelo seco.
  4. No caso dos bebês, você pode às vezes sentir um ressecamento no couro cabeludo da criança. Faça massagens com azeite de oliva ou óleo de jojoba nessas regiões para evitar dermatite seborreica.

Fonte do Site: http://guiadobebe.uol.com.br/como-cuidar-dos-cachinhos-das-criancas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>