“Grade móvel” em berço, acessório Inútil e perigoso.

A Tulipababy tem recebido vários questionamentos do porque não utilizar “grade móvel” em seus berços e esta questão remete ao início da empresa quando naquela época tinha sido recentemente divulgado um estudo da CPSC-US (Comissão Americana de Segurança de Produtos para Consumidor Final nos Estados Unidos) onde foi revelado que em uma década ocorreram mais de 30 mortes de bebês em acidentes com a grade móvel, vide reportagem do Dailymail, link: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1339056/Drop-cribs-BANNED-U-S-government-deaths-30-babies.htmlEsta questão foi considerada tão seria lá, que urgentemente o comitê americano alterou a norma para garantir a segurança deste dispositivo e mais de 6 milhões de berços que já estavam em circulação no mercado tiveram que sofrer recall da grade móvel.

Outro motivo fundamental foi que analisando o mercado de berços na Europa, constatou-se que é praticamente impossível achar um berço que utilize a grade móvel lá. Praticamente todos os berços são com grade fixa e isto pode ser facilmente verificado visitando, por exemplo, o site www.baby.nl, esta empresa não comercializa berços de grade móvel e é considerada umas das maiores revendedoras de berços na Europa.

GRADE MÓVEL X INMETRO

Hoje temos “berços com grade móvel” no Brasil com selo do Inmetro, pela nossa análise, concluímos que o principal motivo é que a norma Brasileira, ABNT NBR 15860-1, foi confeccionada anteriormente ao relatório divulgado pela CPSC-US. A norma Brasileira é praticamente um copia fiel da Europeia, a EN-716, e não da norma americana onde era comum o berço com grade móvel.

Então como na Europa o berço de grade móvel é raro, a questão de acidentes como o dispositivo é nula, e concluímos que este é o principal motivo de a norma Europeia não ser tão rigorosa com o dispositivo da grade móvel e permanecer sem uma revisão neste quesito.Na ultima reunião do Inmetro sobre berços, ocorrida em Abril/2014 no Rio de Janeiro, (Programa de Avaliação da Conformidade (PAC) para Berços Infantis, Consulta pública das Portarias Inmetro nº. 556 de 18/11/2013), a Tulipababy se fez presente expondo esta questão por nós considerada de extrema importância a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos. 

“PORQUE GRADE MÓVEL?”

A única explicação que temos sobre a grade móvel é que este disposto foi criado unicamente para resolver uma questão estética. Por questões comerciais, foram desenvolvidos berços mais altos porque o maior parece mais imponente, algo que tem maior preço, que agrega valor ao produto, só que um berço mais alto gera desconforto para colocar e retirar o bebê e se faz necessário que a grade abaixe e fique na altura de um berço de grade fixa. Um berço de grade fixa já é concebido na altura ideal para oferecer conforto na hora de retirar ou colocar o bebê, mesmo para mamães que tenham feito cesárea.

O RISCO

Alguns acidentes acontecem quando a grade fica abaixada com o bebê dentro. Como ele adormece após ser amamentado, a mamãe toma todo cuidado para não despertá-lo e percebe que ao coloca-lo no berço a grade está abaixada. Este dispositivo faz barulho e balança o berço no seu acionamento, na inocência, muitas mamães deixam a grade sem levantar para não acordar o bebê achando que como são pequenos, não irão rolar. Contudo como estão em fase de crescimento, em certo momento podem fazer um rolamento incorrendo em queda e podendo resultar em sequelas irreversíveis ou até fatais. O manuseio da grade é muito constante, porque a amamentação ocorre normalmente de 3 em 3 horas, e outro problema é que a mamãe pode esquecer a grade abaixada. Como é uma fase trabalhosa, outras pessoas entram em contato com a grade móvel, como avós, titias, babás, e na maioria dos casos não tem conhecimento adequado do correto manuseio, travando incorretamente ou deixando abaixado com o bebê dentro. 

Outra possibilidade eminente de acidente é quando a mamãe, após retirar ou colocar a criança no berço, que está em seu colo sendo aparada por apenas um de seus braços, tenta acionar a grade móvel. Pode ocorrer um descuido por não estar prestando toda atenção ao bebê e este vir a sofrer uma queda do colo. O bebê tem muita força e não tem controle de movimento. Quando está com fome, fica muito agitado e pode fazer algum movimento brusco e se mamãe não tiver toda atenção pode criar uma situação de risco.

CONCLUSÃO

O bebê passa muitas horas dentro do berço, uma grande parte dormindo e outra brincando e explorando. É o principal momento que fica desassistido dos pais e tem que ser um ambiente que ofereça extrema segurança.

A Tulipababy está sempre em busca de melhorias que possam oferecer todo conforto e segurança de seus consumidores e considera que hoje no Brasil a questão da grade móvel é a mais critica no que diz respeito à segurança do berço.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MF-u6hIRbjE

Site da Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=MF-u6hIRbjE

"Grade móvel" em berço, acessório Inútil e perigoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>