Dicas e cuidados na gravidez de gêmeos

Se gerar um filho já é uma felicidade sem limites, imagine só gerar dois bebês? É alegria em dobro para toda a a família, mas principalmente para os pais, que viverão um momento especial em suas vidas com uma gravidez múltipla.

Porém, vale ressaltar que a gestação de gêmeos pede um pouco mais de cuidados. Quando se trata de gerar dois bebês, a gravidez tem maiores chances de ser de risco, por isso é necessário estar bem informada durante esse período. O corpo de uma mulher foi preparado para gerar uma criança por vez. Quando ocorre uma gravidez múltipla, o organismo da gestante sofre uma sobrecarga de funções e tarefas, que exigirão trabalho em dobro.

Gestação:

Devido a gestante estar gerando dois bebês, é natural que a mamãe ganhe mais peso que o normal. Geralmente a grávida ganha, em média, 500 gramas por semana após as 20 semanas de gestação, isso significa que os fetos estão se desenvolvendo e crescendo. Enquanto uma gestação de apenas um bebê se ganha por volta de 10 quilos, numa gestação de gêmeos a média sobe para 20 quilos.

Riscos:

Segundo especialistas, os maiores riscos numa gestação gemelar são: o aborto, parto prematuro, anemia, infecção urinária, aumento do líquido amniótico, ruptura prematura das membranas, placenta baixa e descolamento antecipado das placentas.

O médico obstetra deve estar presente em todas as etapas da gestação.

Parto:

A escolha do tipo de parto deve ser avaliada junto com o obstetra, ela deve ser decidida com muito cuidado, pois como já vimos, o risco de complicações pode ser relativamente alto em alguns casos. Além de dois obstetras, no parto de gêmeos é necessário a presença de mais dois pediatras e um anestesista.

Geralmente a melhor opção é o parto do tipo cesária, mas se as condições dos fetos e da gestante permitirem, é possível um parto normal.

Para o parto normal é necessário que a gestante já tenha tido outro parto normal e que o primeiro gêmeo esteja de cabeça para baixo.

Agora, depois do parto, com o nascimento dos bebês gêmeos, não existe contra indicações. A mamãe só precisa dar muito amor para estes dois pequenos!

Fique de olho

Na gestação de gêmeos é importante que se atente aos seguintes pontos:

Fique sempre de olho n pressão. Cerca de 25% das gravidez múltiplas apresentam condições de pré-eclâmpsia;

Evite exageros e mantenha-se sempre bem alimentada. É importante que seu peso esteja sempre em equilíbrio com a balança para evitar problemas como diabetes gestacional e parto prematuro. A dica é comer com calma, de forma fracionada, com redução no consumo de sódio. A dica é comer alimentos ricos em fibras, que ajudam seu organismo.

Execícios: evite atividades de impacto e que possam gerar perda de equilíbrio. A hidroginástica e a caminhada são boas opções, desde que recomendadas por seu médico.

Mantenha uma boa postura. Com o peso em dobro, há uma sobrecarga dos músculos, ligamentos e dos ossos. Faça consultas de rotina com um ortopedista.

Fonte do Site: www.gestacaobebe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>