Ar condicionado no quarto do bebê recém-nascido faz mal?

Muitas pessoas acreditam que o quarto de um recém-nascido não deve ter ar condicionado. Mas será que esta é a melhor opção?

Em diversas regiões do país as temperaturas, principalmente no verão, são muito altas, podendo acarretar diversos prejuízos para a saúde da criança. Para tomar esta decisão, devemos ter em mente que a prioridade é o bem estar e a vontade de proporcionar boas noites de sono ao seu filho.

Ar condicionado no quarto do bebê recém-nascido faz mal?

Colocar um ar condicionado no quarto do bebê é uma opção saudável e confortável, principalmente em regiões onde as temperaturas são muito elevadas ou no período do verão.

Foto: Jqslider

Qual a temperatura que devo usar?

A temperatura ideal deve estar entre os 22 e 25 graus, dependendo da estação do ano e da localidade onde os pais residam.

Se o pediatra permite o uso, devo tomar mais alguns cuidados?

O uso do ar condicionado para bebês, mesmo que liberado pelo pediatra, está sujeito a algumas recomendações importantes:

  1. Evite usá-lo durante toda noite ou por longos períodos. Se possível, ligue-o para refrigerar o quarto do bebê antes de sua chegada, para deixar o ambiente com uma temperatura agradável, depois desligue-o.
  2. Mantenha a limpeza do filtro de ar sempre atualizada, de acordo com as recomendações do fabricante.
  3. Não deixe seu bebê passar por mudanças bruscas de temperatura, como tomar banho quente e ir direto para o quarto refrigerado.
  4. Durante a instalação, nunca posicione o ventilador do aparelho na direção da criança.

O ar condicionado é o único método para refrescar o quarto do meu filho?

A climatização correta do quartinho do bebê pode ajudá-lo a ter noites de sono tranquilas além de evitar o desconforto causado pelo calor ou pelo frio excessivo.

  • Para crianças muito pequenas, o ideal é utilizar um umidificador de ar juntamente com o ar condicionado. Uma bacia de água no quarto também pode ajudar desempenhando o papel de umidificador.

Dicas:

  1. Garanta a troca de ar do ambiente. Pelo menos uma vez ao dia desligue o ar condicionado e abra as janelas e portas do quarto. Assim você renova o ar e deixa o sol entrar.
  1. Quando estiver muito calor ou frio tenha cuidado ao retirar a criança do ambiente climatizado. Desligue o aparelho antes, assim ela vai se adaptando e não sofrerá um choque de temperatura quando sair do quarto.

Fonte do Site: http://www.gestacaobebe.com.br/quarto-do-bebe/ar-condicionado-no-quarto-do-bebe-recem-nascido-faz-mal/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>