Qual a hora certa do bebê sentar, andar e falar?

O desenvolvimento do bebê é um processo gradual. É fato que tudo tem o seu tempo e não há uma regra definida.

Contudo, através de estudos durante anos, pode-se verificar que a maioria dos bebês começam o desenvolvimento de cada etapa de seu crescimento em um período similar.

Primeiro o reconhecimento, depois as risadas. Logo, as mãozinhas já desejam pegar tudo ao redor, passam a sentar sozinhos, e em um piscar de olhos já estão dando os primeiros passinhos e repetindo tudo o que ouve por aí.

Listamos os progressos naturais do bebê até os dois anos de vida, veja:

Foto: intelligentnest

Recém-nascidos: Os pequeninos reconhecem e reagem à voz dos pais. Observam tudo a sua volta, e ao longo dos dias aprendem a usar o choro para se comunicar.

1 aos 3 meses: Respondem as brincadeiras com sorrisos, aprendem firmar a cabeça e as perninhas e firmam os pés com o auxílio das mamães.

4 aos 6 meses: Neste período, o bebê já reage às entonações de comunicação, responde com sorriso ou choro. Emite sons, aprende a “conversar” com as mamães. A partir dos seis meses, já consegue sentar com o apoio de um encosto nas costas.

7 aos 9 meses: O pequeno senta sem apoio por alguns minutos. Aprende a se posicionar de quatro, mas ainda não consegue se locomover.

10 a 14 meses: O bebê já consegue compreender as palavras e emitir sons para pedir e negar as coisas. É nesta fase que os pequenos começam a engatinhar e passam a se apoiar de pé nas coisas. Em alguns casos, o bebê não engatinha e pula direto para os primeiros passinhos.

12 aos 15 meses: É o tempo de estimular seu bebê a andar. Ele já começa a dar os primeiros passos sem precisar de apoio.

16 aos 24 meses: Neste momento é bom não desgrudar os olhos de seu pequeno. O bebê consegue subir e descer escadas, consegue reproduzir frases completas, consegue conversar com as entonações corretas e ama narrar as histórias do cotidiano.

A partir dos 2 anos, comunique-se bastante com o seu bebê. Prepare-se, pois as descobertas estão só começando!

Fonte do Site: http://www.gestacaobebe.com.br/bebe/qual-a-hora-certa-do-bebe-sentar-andar-e-falar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>