Missão do dia: Desfralde

desfralde

O desfralde é um grande marco no desenvolvimento das crianças e precisa ser realizado no tempo certo e com naturalidade para não haver traumas para os pequenos e nem para os pais!

Muitas vezes não é a criança que não está pronta para iniciar o desfralde, e sim os pais… muitos são ansiosos e querem fazer logo, outros vão adiando, adiando…ôôô preguiça!! A vontade de pular esse processo é grande, né!?

Essa é uma fase bem delicada, desafiadora e trabalhosa! Por isso, é muito comum que o processo de desfralde tenha várias tentativas… Não se sinta fracassada e sem esperanças! 😉 É preciso ter disposição e paciência para incentivar e ajudar nossos pequenos.

A Heloisa Erlanger irá dar essas dicas para ter sucesso nessa fase. Confiram:

Idade do desfralde:

1) Não existe idade certa, portanto não tenha pressa! O ideal é que a criança tenha aproximadamente 2 anos, pois “neurologicamente” essa é a idade que ela está mais preparada para o desfralde. Mas, não esqueça, cada criança tem o seu tempo! Tudo deve ser feito sem stress nem pressão.

Primeiros sinais para iniciar:

– A criança começa a se incomodar com a fralda suja ou molhada e já avisa que fez xixi ou cocô.

– A fralda começa a ficar seca por mais tempo durante o dia.

A retirada da fralda:

1°: Coloque um penico em um lugar de fácil acesso, explique o que é e incentive que ele sente. Não mude o penico de lugar.

: É importante que os pais controlem o tempo e lembrem a criança de ir até o penico.

3°: Ofereça um livro ou um jogo para entreter a criança quando ela estiver no penico.

4°: Quando ela fizer xixi ou cocô no penico elogie e comemorem juntos!

5°: Compre calcinhas/cuecas e deixe a criança sem fraldas durante o dia. A fralda noturna não deve ser retirada no processo inicial.

Dicas:

– O desfralde não deve ser feito em períodos que a rotina da criança esteja alterada. Ex.: viagem, doença, nova escola ou até nascimento de um irmãozinho.

– Se a criança fizer xixi ou cocô no chão, mantenha a calma, diga que tudo bem e incentive-a dizendo que na próxima vez dará certo.

– Não existe diferença para o desfralde de meninos e meninas, mas para os meninos é importante que no começo eles aprendam a fazer xixi sentado, depois em pé.

– Se as tentativas forem fracassadas, dê um tempo, coloque a fralda novamente e espere um pouco para recomeçar. Não insista e nem brigue com o seu filho por isso! Castigo por isso nunca!

– O processo de desfralde não tem tempo determinado, tudo vai depender da criança e da ajuda dos pais.

Sucesso na missão de vocês e adeus fraldas!

Fonte do Site: http://chegueiaomundo.com.br/bebes/missao-do-dia-desfralde/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>