Recém-nascido: prepare-se para essa aventura!

O que esperar do primeiro mês com seu bebê

 

O cenário das primeiras semanas com o bebê é impactante. Apenas algumas horas após a chegada do recém-nascido tudo já parece diferente: a casa tem fraldas, cobertinhas e carrinho espalhados; os pais estão ainda entendendo sua nova rotina de horários e de sono (na verdade, da falta dele); e, além disso, há uma insegurança em relação ao bebê, que parece muito frágil e, ao mesmo tempo, um pouco misterioso e já capaz de tantas coisas.

No entanto, aos poucos a vida prática se acomoda, e os pais percebem o quanto o bebê se desenvolve nas primeiras quatro semanas. Veja o que esperar deste período.

Barulhinho bom

O bebê geme, faz pequenos sons e parece rir, mas como um reflexo natural. A mãe e o pai devem sorrir de volta e responder aos barulhinhos. Ele gosta de olhar fixo para um adulto, mas, como sua visão ainda está em desenvolvimento, ele basicamente se guia pela voz, sua referência desde o útero. Por isso é interessante a mãe e o pai continuarem conversando com ele ao se afastarem, sempre emitindo sons gentis, o que ajuda o bebê a se sentir seguro.

Interação Recém-nascido

As pequenas brincadeiras são a melhor forma de mostrar o mundo ao recém-nascido. Os pais podem passear com ele no colo pela casa e pela rua, apresentando objetos, animais e pessoas. Ele tentará acompanhar com o olhar e, por vezes, virando o pescoço. O bebê procura bastante contato físico, tentando segurar firme o dedo ou a mão de um adulto.

Explorando extremidades

É uma descoberta para o bebê conhecer os próprios pés e mãos. Ele quer provar o gosto e a sensação de apertar e soltar a própria mão. Os pais podem massagear bem levemente cada um dos dedinhos, para ajudá-lo nesse reconhecimento. Vale lembrar que, no frio, é particularmente importante aquecer as extremidades do bebê.

No clima da barriga

O recém-nascido procura o mesmo nível de conforto que tinha na barriga da mãe, por isso gosta de ficar aquecido, encolhido e na penumbra. Os pais podem contribuir nas primeiras semanas oferecendo colo, aconchego e calor, mas sem agasalhar o bebê em excesso.

Cada bebê é único

Uma das surpresas mais agradáveis para os pais é perceber coisas únicas daquele filho. Mesmo que todos os recém-nascidos façam algumas coisas de maneira previsível, é lindo observar que cada bebê evolui em seu próprio tempo e de acordo com o seu potencial.

Fonte do Site: http://mamae-e-bebe.bebe.abril.com.br/recem-nascido-prepare-se-para-essa-aventura/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>