Como o bebê se desenvolve no útero?

Uma gestação dura entre 36 e 40 semanas, confira como é o desenvolvimento do feto ao longo dos 9 meses:

0 a 4 semanas: O óvulo é fecundado e o embrião se forma. A partir da quarta semana, o embrião passa a ter três camadas de células que, posteriormente, serão três tecidos do corpo do bebê. A primeira camada será responsável pela formação dos pulmões, fígado e o sistema digestivo; a segunda constituirá os ossos, os músculos, os rins, os órgãos sexuais e o coração do bebé; e a terceira formará a pele, o cabelo, os olhos e o sistema nervoso.

5 a 8 semanas: O embrião cresce e então se formam os rins, o fígado, o sistema nervoso, a coluna vertebral, a cabeça e o tronco. Em pouco tempo, o coração estará desenvolvido e o cérebro estará crescendo rapidamente. Alguns órgãos como os olhos, nariz, ouvido, braços e pernas ainda estão se desenvolvendo e a circulação de sangue no bebê se inicia.

9 a 12 semanas: Os braços, pernas, mãos, pés e dedos se formam, assim como os principais órgãos estão quase completos. Alguns ossos começam a endurecer e os neurônios do sistema nervosos já estão divididos.

13 a 16 semanas: O sistema reprodutivo desenvolve-se e já é possível saber se é menino ou menina. Nessa fase, já são criadas unhas, pêlos e sobrancelhas. A pele do bebê estará protegida com uma pelugem macia chamada lanugo

17 a 20 semanas: A cordas vocais já estão desenvolvidas. A mamãe já será capaz de ouvir alguns sons, como os batimentos cardíacos e o sangue que passa pelo cordão umbilical.

21 a 24 semanas: Os pulmões já estão prontos para a respiração e os cinco sentidos começam a desenvolver-se, principalmente o tacto e o paladar. Nessa fase, o bebê está se alimentando mais.

25 a 28 semanas: Seu corpo mede cerca de 36 centímetros e pesa pouco mais de um quilo. A partir da 25ª semana de gestação, ele pode mudar de posição.

29 a 32 semanas: O bebê está mais receptivo a estímulos externos e reage a alguns sons e movimentos da mãe. Seus olhos já abrem e fecham.

33 a 36 semanas: Os órgãos estão se preparando para a vida fora do útero. De certo modo, o bebê já poderia nascer, mas alguns desses órgãos ainda precisam se desenvolver por completo.

37 a 40 semanas: Nessa fase, as contrações do parto são regulares, pois o bebê estará pronto para nascer. O seu comprimento pode variar entre os 48 e os 53 centímetros e o seu peso entre os 3 e os 4,5 quilos.

Fonte: Blog Engravida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>