Gagueira!

Minha filha tem 3 anos e, às vezes, sofre com gagueira. Tem dias em que ela fala direitinho, noutros gagueja. O que posso fazer para resolver isso?

A fonoaudióloga Djamília Durão, de São Paulo, explica que é comum na fase de aquisição da fala (principalmente entre 2 e 3 anos), aparecer a gagueira. “Até os 5 anos de idade, a gagueira é chamada fisiológica, após os 5 anos ela pode se tornar patológica. Por isso, é importante saber lidar com ela na fase fisiológica para que ela não se instale”. Algumas dicas:

– Preste atenção no que a criança está tentando falar (mesmo que demore bastante), sem interrompê-la, sem completar a frase ou dar risada;

– Não fale frases do tipo: “respire”, “calma”, “fale devagar”, simplesmente, preste atenção, aguardando;

– Mostre que você está tentando entendê-la (somente prestando atenção) e que é importante para você;

– Oriente da mesma forma as pessoas que cuidam da criança (inclusive a escola);

“Caso a gagueira persista e seja muito acentuada, vale a pena procurar a ajuda de uma fonoaudióloga para avaliar e orientar, ou até mesmo, iniciar um acompanhamento”, finaliza.

Fonte: http://bebe.abril.com.br/materia/gagueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>