Uma parceria muito especial!

Como estabelecer, desde o início, uma relação saudável com a babá de nossos filhos

Depois de muita conversa, você e seu companheiro decidiram: vão contratar uma babá para cuidar do bebê quando a licença-maternidade acabar. A grande questão que vem na sequência é como encontrar uma boa profissional, o que levar em consideração na hora da seleção. O primeiro passo, antes mesmo de começar a fazer as entrevistas, é o casal se perguntar por que precisa da babá e o que espera daquela pessoa.

No processo de seleção, não há uma fórmula pronta para seguir. Conta muito o olho no olho e uma boa conversa sobre a vida da candidata. Saber como foi a sua infância, perguntar sobre suas origens, às vezes revela mais que os aspectos técnicos, como os cursos de aperfeiçoamento que a moça eventualmente tenha feito. Deixar claras as regras desde o início também são fundamentais. Anotar a rotina de cuidados que precisa ser seguida ajuda, assim como valorizar o papel da babá na vida da criança, dizendo que ela é parte fundamental de uma rede de atendimento, que conta com outras peças também, como a avó, a empregada ou os amigos próximos. Na fase de adaptação, é muito importante contar com essa rede de apoio. E devemos manter um canal de comunicação constante com a babá, sempre conversar com ela quando perceber que algo não está legal. Não é nada bom ficar acumulando uma lista de débitos, de ressentimentos. A criança percebe. A mãe também precisa estar tranquila com o fato de que o filho vai, sim, estabelecer um vínculo emocional com a babá. É natural que seja assim. Quando há culpa por parte da mãe por ter que deixar o filho com outra pessoa, é difícil dar certo. Portanto, é preciso trabalhar isso antes.

E como tudo o que envolve a formação de nossos filhos, estar muito ligada a eles é fundamental. Dessa forma, podemos perceber logo quando algo não vai bem. A criança é uma esponjinha e demonstra quando há algum problema. No caso dos bebês pequenos, isso fica mesmo mais difícil de detector. Por isso, é tão importante contar com a presença de alguém da rede de apoio até se estabelecer uma relação de confiança com a nova babá.

Fonte do Site: mamae-e-bebe.bebe.abril.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>