Doenças infantis e imunizações

Após o nascimento, já na própria maternidade ou hospital, seu bebê será imunizado contra uma série de doenças. O calendário oficial de imunizações do Brasil, o PNI (Programa Nacional de Imunização), prevê que todas as crianças sejam vacinadas contra mais de 10 tipos de infecções, incluindo uma série de doses de reforço. Todas essas vacinas podem ser tomadas gratuitamente em postos de saúde ou durante campanhas.

Além delas, muitos pediatras vêm recomendando algumas outras vacinas já disponíveis no mercado. Boa parte delas está sendo aos poucos incorporada ao programa federal, passando a ser gratuitas, o que é ótima notícia.

Na primeira vacinação da criança, você receberá a carteirinha de imunizações. Guarde-a com cuidado e leve-a sempre às consultas de rotina no pediatra.

Veja a seguir quais são as principais doenças que já podem ser evitadas com a vacinação.

Hepatite B – A hepatite B é uma inflamação no fígado causada por um vírus, transmitido por sangue ou secreções do corpo.

Tuberculose – A tuberculose é uma infecção que geralmente afeta os pulmões, mas pode também atingir outras partes do corpo. O chamado Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch é transmitido por gotículas de secreções respiratórias espalhadas no ar. A doença é mais comum em áreas de higiene mais precária e em locais de confinamento, como presídios e asilos para idosos. A vacina protege contra as formas graves da doença.

Difteria – A difteria é uma infecção bacteriana que afeta principalmente a garganta, e suas complicações podem levar a problemas respiratórios, danos ao coração e ao sistema nervoso e, em casos mais extremos, até a morte.

Tétano – O tétano é causado por uma bactéria que entra no corpo através de ferimentos. Produz uma toxina que provoca enrijecimento muscular geral, causando dificuldade na deglutição e na respiração, podendo ser fatal.

Coqueluche – Causada pela bactéria Bordetella pertussis, a coqueluche é uma doença do aparelho respiratório, conhecida também como tosse comprida. É especialmente grave em bebês.

Doenças causadas por hemófilos – A bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) é uma importante causadora de meningites e pneumonias em crianças pequenas. Em locais onde as crianças tomam as vacinas, a incidência cai vertiginosamente.

Poliomielite – O vírus da poliomielite ataca o tecido nervoso do cerébro e da medula espinhal e pode levar à paralisia, geralmente dos membros inferiores. Ele é transmitido através de fezes ou secreções de uma pessoa infectada, e se espalha em lugares onde a higiene é inadequada. Atualmente, a pólio está erradicada no Brasil, mas a vacina continua sendo necessária.

Febre amarela – A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos contaminados. No Brasil, sua forma urbana foi erradicada, mas a silvestre ainda persiste. Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de cabeça e no corpo, náusea, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragias.

Pneumonia – A vacina protege contra as pneumonias causadas por bactérias. Na pneumonia, a criança tem os pulmões afetados e pode ter diminuída sua capacidade de respirar.

Meningite tipo C – A imunização protege contra formas bacterianas de meningite, inflamação da membrana que envolve o cérebro, que pode deixar sequelas e provocar a morte.

Rubéola – A rubéola não costuma ser uma doença grave, mas sua forma congênita, transmitida para um bebê durante a gestação, pode ser bem mais séria, causando surdez, cegueira, problemas cardíacos e até danos cerebrais.

Sarampo – O sarampo é altamente contagioso. No Brasil sua incidência caiu drasticamente devido ao sucesso da imunização, mas as pessoas podem pegar a doença fora do país e transmitir para quem não tiver sido vacinado. Seus principais sintomas são primeiramente prostração, febre, tosse, narriz escorrendo e dor nos olhos, seguidos pelo aparecimento de manchas na pele. As complicações são relativamente comuns, porque o sistema imunológico da criança fica muito fragilizado, e incluem pneumonia e infecções de ouvido. Em casos bem mais raros, as complicações podem afetar o sistema nervoso, causando, por exemplo, meningite ou encefalite.

Caxumba – A caxumba é caracterizada por febre e inchaço na região das glândulas parótidas, que ficam à frente e embaixo das orelhas. Entre as complicações mais graves que pode provocar estão surdez, encefalite e, nos meninos, inflamação dos testículos, o que pode levar a problemas de fertilidade.

Hepatite A – Um outro tipo de infecção viral no fígado.

Gripe – Causada pelo vírus influenza, pode ter complicações como a pneumonia.

Catapora – A catapora (varicela) é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Caracteriza-se bolhas no corpo todo (que acabam cicatrizando e formando “casquinhas”), e sua transmissão acontece através do contato com uma pessoa infectada. O período de maior contágio ocorre dois dias antes do aparecimento das bolhas e segue até a fase das crostas. O maior objetivo da imunização é prevenir complicações, tanto pelo próprio vírus como por infecções bacterianas secundárias na pele.

Rotavírus – Infecção causada por vírus altamente contagioso, que provoca vômitos e diarreia.

Fonte do Site: brasil.babycenter.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>