10 Dicas para fotografar Recém Nascidos “Newborn”

O QUE É?
A fotografia Newborn, é uma modalidade muito difundida nos Estados Unidos, Europa e Austrália, que agora está caindo no gosto dos brasileiros. É uma sessão onde apenas fotógrafos capacitados e treinados podem realizar.
Os registros são feitos sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos. É necessário também que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens. Aos pais é recomendado que no dia da sessão, estejam com paciência pois os bebês são muito sensíveis aos sinais de ansiedade ou nervosismo, é aconselhado também que usem roupas leves pois o ambiente é mantido aquecido e tranquilo, para que fique sempre confortável para o bebê. A sessão pode ser feita em estúdio, na residência do cliente ou ainda em sessões externas.

1. Escolha um espaço acolhedor para fotografar Recém Nascidos (Newborn). Se você tem estúdio ou fará o ensaio na casa da criança mantenha um aquecedor ligado (leve um aquecedor portátil com você) pois você fará algumas fotografias da criança sem nenhuma roupinha e não podemos permitir que ela sinta frio, mas atenção! Não aqueça demais, isso pode incomodar a criança e não aproxime demais o aquecedor dela pois pode queimar a pele muito frágil do bebê.

2. Tenha toalhas, cobertores e tecidos macios (isso é muito importante para que fique confortável), de uma cor só e também de cores mistas para colocar a criança deitada sobre ele, ou usar de alguma outra maneira criativa. E, sendo de uma cor só você não desviará a atenção das pessoas que vão ver suas imagens para a imensidão de cor desse acessório e lembre-se também que o simples é sempre elegante, além de manter a suavidade adequada para esse tipo de ensaio.

3. Faça um planejamento da sessão, para que você possa criar um ensaio exclusivo com ideias novas no que se refere a poses e adereços. Vá para o ensaio já sabendo tudo que vai fazer!

4. Mantenha suas mãos aquecidas e lave-as antes de tocar o bebê. Se for o caso, use luvas macias!

5.Antes da sessão, converse com os pais do bebê para que você possa realizar um ensaio que vai de encontro aos anseios deles. Você está fotografando os primeiros dias de vida da pessoa mais importante da vida deles. Então, escute-os! Isso vai ajudar muito. Trate o bebê com respeito. Você está fotografando uma pessoinha muito frágil e delicada. Trate-o com ternura e paciência. Coloque-os em poses que eles se sintam confortáveis, não irrite a criança com poses mirabolantes. Você é mãe? Ou pai? Se sim, melhor ainda? trate-os como você gostaria que tratassem seus filhos.

6. Pode acontecer da criança estar muito irritada no dia da sessão, com cólicas ou qualquer outra sensação incômoda dos primeiros dias de vida. Se for o caso, agende para o dia seguinte. Por favor, compreenda o bebê. Trabalhe com crianças mais por amor do que qualquer outra coisa.

7. Se ele acordar no momento em que você está colocando-o em nova pose, seja paciente e dê alguns minutinhos para que ele adormeça novamente. Eles pegam no sono bem rápido. Murmure alguma música de ninar bem baixinho, acalente-o! Ele cairá em um sono profundo logo, logo. E, saiba quando parar. Você vai perceber quando o bebê já deu tudo de si para aquela sessão. Se ele não quer mais, saiba perceber os sinais e não insista!

8. Mantenha a segurança do bebê em primeiro lugar! Isso é importantíssimo.

9. Evite, sempre que possível, o flash e aproveite mais a luz natural. Tenha uma lente 50 mm pois por serem lentes claras você poderá ganhar mais luminosidade nas fotos e além disso todos sabemos que maiores aberturas proporcionam menor profundidade de campo (desfoque) e a cinquentinha nos oferece uma excelente abertura.

10. Depois de terminar a sessão chegou a hora de editar as imagens. Pegue leve na edição, bebês são lindos por natureza. Use tons suaves na edição, puxando para tons pastéis que transmitem uma ideia de leveza e ternura.

Por fim, estude sobre crianças e seus primeiros dias de vida para entender melhor os pequeninos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>