7 dicas para facilitar a hora de oferecer a papinha ao seu filho

Dar comida para o bebê pode ser cansativo, sim – e não tem problema achar isso. Mas é um ótimo exercício para fortalecer o vínculo com a criança. Veja algumas maneiras de tornar esse momento mais tranquilo.

Desligue a tv

Para início de conversa, a sala de estar não é o melhor lugar para o bebê comer. Com a televisão ligada, menos ainda. A imagem desvia a atenção da criança, impedindo-a de identificar o sabor, a cor e o aroma da comida. Ela pode até comer o que está no prato, mas não vai se dar conta do que faz. O ideal é que, desde cedo, a criança coma sempre no mesmo lugar – cozinha ou sala de refeições. Claro que, à medida que ela for crescendo, não é pecado lanchar com a família em frente à TV, de vez em quando.

Atenção à rotina

Nem adianta achar que vai dar a comida para o seu filho em 15 minutos e, depois, voltar ao trabalho. Se você não tem tempo durante a semana, delegue a tarefa. Crianças demoram mais que adultos para comer. Outro fator importante é a rotina. As refeições devem acontecer no mesmo horário.

Preste atenção à criança

Esqueça o telefone, o chefe e as contas a pagar, e se envolva nessa gostosa e demorada tarefa. Do contrário, ela pode associar a refeição a algo mecânico e chato. Ou, o que é pior, sentir-se desprezada. Coloque o cadeirão do bebê na mesa durante a refeição da família, mesmo que ele já tenha sido alimentado. Ele vai aprender que comer é um grande prazer.

Brinquedos atrapalham?

A dúvida divide especialistas. Alguns acham que podem desviar o foco da criança. Porém, para os bebês de 6 meses, que estão iniciando as papinhas, um brinquedo apenas não fará mal. Você pode dar a comida para o boneco e para a criança, por exemplo. Isso tornará a refeição divertida.

Não force a comida

Se seu filho comeu três colheradas e não quer mais, insista um pouco apenas para ter certeza de que ele está satisfeito. Nada de forçar a comida goela abaixo. Não ofereça leite ou outro alimento, para ele não se acostumar com a troca. É melhor adiantar o horário da próxima refeição.

Deixe que ele coma com as mãos

Se você quer que seu filho se envolva de verdade, esqueça seus princípios de limpeza e organização. Ele precisa conhecer a textura, a cor e o sabor dos alimentos. Deixe-o pegar na comida, prová-la com as mãos, lambuzar-se, tentar comer com a colher mesmo sem acertar a boca. Nada que um bom banho não resolva depois.

Corte as guloseimas

Lanchinhos podem, sim, alterar o apetite e interferir na refeição seguinte. Mas eles são essenciais, pois apenas três refeições por dia não são suficientes. Dê preferência a frutas, sucos e cereais. Guloseimas, como biscoitos recheados e salgadinhos, só bem de vez em quando.

Fonte do Site: revistacrescer.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>