Primeiros sintomas de gravidez: dez sinais de que você está grávida

Atraso na menstruação é o sintoma mais comum

Por Bruna Capistrano

Você acha que está grávida? Se você teve uma relação sexual sem proteção, ligue o sinal de alerta. Notícia boa ou ruim, alguns sintomas são clássicos quando a mulher está grávida. Isso acontece a partir do momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide e, a partir dali, os seios ficarão inchados, a mulher pode começar a sentir enjoos, os bicos dos seios vão ganhar uma coloração mais escura e a sonolência e o cansaço pegarão a mulher de jeito. Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, esses são apenas alguns dos sintomas de gravidez que a mulher pode sentir, ou não. Confira abaixo como é a ovulação e os dez sinais que indicam a gravidez: 

  • 1 – Sintomas de Gravidez: Revisando a ovulação

De acordo com os médicos Wladimir Taborda, Mariano Tamura e Alice D. Deutsch, no livro “A Segunda Gravidez”, da Editora CMS, a ovulação acontece 14 dias antes de a menstruação aparecer. Se a mulher tem um ciclo de 28 dias, em média, isso ocorre no 14º, contando desde o primeiro dia de sua última menstruação. Se o ciclo tem 32 dias, a ovulação costuma ocorrer no 18º dia. Outro exemplo é que, se o ciclo tem 25 dias, a ovulação ocorre no 11º dia. A fecundação ocorre, normalmente, dentro de 24 horas a partir do momento que o espermatozoide alcança a tuba interina quando a mulher está ovulando. 

  • 2 – Sintomas de Gravidez: Atraso da menstruação

Clássico, o atraso menstrual é o sintoma mais comum de que a mulher que tem o ciclo regular está grávida. “Para muitas mulheres, a desconfiança da gravidez só surge quando a menstruação não vem. Os sinais da gravidez geralmente aparecem após duas semanas do atraso na menstruação. Os sintomas costumam variar de mulher para mulher”, diz o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho.

Acontece que algumas mulheres têm o ciclo ovulatório irregular, dificultando a identificação da gravidez, já que nesses casos é comum a menstruação atrasar até dois meses. O importante é não confundir a menstruação com o nidaço: “É o sangramento escuro devido à fixação do embrião no útero, o que pode romper alguns vasinhos e levar a um pequeno sangramento muitas vezes confundido com a menstruação”, explica o especialista.

  • 3 – Sintomas de Gravidez: Náusea e enjoo matinal

“São comuns devido à elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação”, explica Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.

  • 4 – Sintomas de Gravidez: Inchaço das mamas e do corpo

Ter os seios inchados é outro sintoma que pode começar nas primeiras semanas após a concepção. Algumas mudanças são mais visíveis, e o inchaço dos seios é uma delas: as mamas ficam mais sensíveis ao toque, doloridas ou inchadas. Já o edema no restante do corpo tende a ser mais evidente a partir do segundo trimestre de gestação, ou seja, você já vai saber que está grávida há algum tempo.

  • 5 – Sintomas de Gravidez: Dor de cabeça

É mais um sintoma que não é regra: pode acontecer devido ao aumento repentino de progesterona no corpo da mulher e costuma acontecer logo nas primeiras semanas.

  • 6 – Sintomas de Gravidez: Sonolência, cansaço e fadiga

Pode ter início até na primeira semana de gravidez. A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço. “Acontecem devido ao hormônio Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial levando a esses sintomas”, explica Domingos Mantelli Filho.

  • 7 – Sintomas de Gravidez: Dor nas costas

Este pode ser um problema que acontece no início da gestação, porém, é comum ter dor nas costas ao longo de toda a gravidez. As dores são mais intensas principalmente no final da gestação devido ao peso da barriga e à mudança de postura da gestante.

  • 8 – Sintomas de Gravidez: Escurecimento das aréolas

Acontece por causa do aumento de células pigmentares na aréola por ação dos hormônios. Esse escurecimento da pele dos mamilos é mais comum a partir do segundo trimestre de gestação.

  • 9 – Sintomas de Gravidez: Vontades constantes de urinar

No início, ocorre pela ação dos hormônios da gravidez, cerca de seis a oito semanas após a concepção. Em seguida, mais próximo ao final da gravidez, a urina frequente vai acontecer por causa da compressão da bexiga pelo útero, que estará bem maior nessa fase.

  • 10 – Sintomas de Gravidez: Alterações no paladar e olfato

É o responsável por aqueles ‘desejos de grávida’. “Ocorre o que chamamos de perversão olfativa e gustativa devido ao aumento dessas mucosas por ação hormonal. É muito comum gostar de coisas que não gostava e a não tolerar algo que adorava”, reforça o especialista.

  • 11 – Sintomas de Gravidez: Prisão de ventre

É causada por influência dos hormônios da gestação que diminuem o peristaltismo intestinal, ou seja, o movimento que o intestino faz para empurrar o alimento pelo tubo digestivo. Com a redução desses movimentos, as fezes têm menor absorção de água passando a ficar mais ressecadas e dificultando sua expulsão. São mais frequentes no segundo e terceiro trimestre de gestação.

Fonte: GNT

Comentários de “Primeiros sintomas de gravidez: dez sinais de que você está grávida

  • Tô com a menstruação atrasada a um mês 7 dias dor de cabeça náusea muita fome fazendo bastante xixi dor na barriga sono frequentes! Só que estava tomando remédio é tenho ovário policistico pode ser gravidez?

    Responder
    • Pode sim. Uma amiga minha tinha pouquíssimas chances de engravidar por causa do ovário policístico e engravidou! Foi um milagre quase.

      Responder
      • Eu sou laqueada minha menstruação está atrasada a última menstruação foi 20/06/2022 até agora não desceu estou tentando cólica menstrual barriga enchada peitos dolorido e dor nas costa pode ser gravidez

        Responder
      • Tomei anticoncepcional a dois anos e esse ano a três mês atrás menstruiei só que essa 3 mês atrás hoje nesta data sinto seios invadida e doloridos …. será que estou grávida?

        Responder
    • Eu estava com prisão de ventre durante umas duas semanas, senti enjôo um dia, dor de cabeça com bastante frequência e muita cólica. Porém, minha menstruação não está atrasada. Obs: eu já sou mãe e na minha gravidez a primeira vez não senti nada, inclusive a menstruação veio até o 4° mês. Estou grávida?

      Responder
      • Boa tarde!
        Estou com o mesmo quadro seu. Você fez o teste de gravidez? No meu caso a prisão de ventre, que eu não tenho problemas, nunca houve comigo, agora já dura 3 dias e sofro com dores horríveis, estou tomando remédio para soltar os flatos, mas nada funciona. Inclusive, tomei um lactopurga, já tem 3h, e até agora nada. Foi então, que comecei a pesquisar sobre outras causas. Acabei de pedir o teste da farmácia, estou aguardando chegar. Tirar logo essa dúvida, até para poder tomar as medicações sem culpa.

        Responder
  • Gilvania ferreira da silva disse:

    Bom dia meu nome e gilvania ferreira e to sentindo os bicos dos meus seios todo dolorido quando toco doi e sinto sensivel e to atrazada 5 dia de mestrucao que era pra te chegado no dia 2 de fevereiro

    Responder
  • Eu senti dores de cabeça vomitei uma vez e senti vômito pela manhã uma vez e a barriga tem alguns doloridos cm cólicas ou ovulação…e sono dormindo bastante .mas mudança no meu corpo ainda não vi…tem dois anos e meio que não uso nenhum contraceptivo

    Responder
  • Eu sinto dor no estômago,meu umbigo tá ficando fundo,as vezes sinto vontade de vomitar,tô com diarreia,calafrios,falta de ar,a última vez que eu mestroei tá com uns 3 meses,minha barriga tá ficando inchada…
    E também acontece que na minha penúltima relação eu me preveni só que houve um equívoco epreservativo acabou ficando dentro de mim,eu fiquei com medo de engravidar,ai com mais ou menos uns 1 dia e meio eu tomei uma pírula do dia seguinte e antes dela eu tomei uns 5 comprimidos de anticoncepcional e aí eu tô em dúvidas se tô mesmo grávida!🥹😖

    Responder
  • Estou vendo tantas mulheres perguntando se estão grávidas por sentirem algumas coisas. Com todo respeito, em vez de perguntarem aqui, procurem um médico e façam exames. Se for um bebê, aproveitem e comecem a cuidar de vcs. Se não for, pode ser algum outro problema. Não deixem de se cuidar! As informações aqui são muito interessantes e úteis, mas só como informações. Não tiram a necessidade de uma consulta.

    Responder
  • Eu tenho 16 anos minha menstruação tá atrasada uma semana…. acordo cm minha boca inchendo de saliva sinto muito cólica forte e pasageira… muita sono muito sono mesmo durmindo e com sono estou grávida??

    Responder
  • Eu sou laqueada minha menstruação está atrasada a última menstruação foi 20/06/2022 até agora não desceu estou tentando cólica menstrual barriga enchada peitos dolorido e dor nas costa pode ser gravidez

    Responder
  • Eu sou laqueada minha menstruação está atrasada a última menstruação foi 20/06/2022 até agora não desceu estou tentando cólica menstrual barriga enchada peitos dolorido e dor nas costa pode ser gravidez Eu sou laqueada minha menstruação está atrasada a última menstruação foi 20/06/2022 até agora não desceu estou tentando cólica menstrual barriga enchada peitos dolorido e dor nas costa pode ser gravidez

    Responder
  • Tomei anticoncepcional a dois anos e esse ano a três mês atrás menstruiei só que essa 3 mês atrás hoje nesta data sinto seios invadida e doloridos …. será que estou grávida?

    Responder
  • Estou com 39 anos e estou achando que estou grávida, minha menstruação está atrasada 14 dias e sinto tontura.
    Também estou muito irritada.
    Será que estou mesmo grávida?

    Responder
  • Hesdryanne Oliveira do nascimento disse:

    Eu to com dor no pé da barriga só de um lado só a minha boca ta Adoçicada salivando muito a boca cheia da água Costatimente meia em enjoada, to fazendo muito xixi sim eu não for longo eu faço na roupa será que e gravidez ou não eu e um meu marido teve relação no domingo a noite toda e eu to a brindo a boca direito tem Ora que mim da um cansaço ai eu vou dormir de novo e sim não de gravidez vc pode mim da um resposta sobre um que eu to sentindo

    Responder
  • Eu estou sentindo muito sono estou urinando bastante e sentindo gastura as vezes sinto leves dores de cólica sem está menstruada só estou aguardando minha menstruação vir mês que vem

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>