Benefícios da música para gestante, bebê e criança

uso terapêutico da música tem efeitos comprovados no aprendizado e recuperação dos seres humanos. É a chamada musicoterapia, que parte da premissa de que o som, o ritmo, a melodia e a harmonia são capazes de promover mudanças nas pessoas, influenciando capacidades sensoriais, motoras, mentais e afetivas.

“A musicoterapia estuda a relação do indivíduo com os fenômenos sonoro e musical e busca usar essa relação em forma de experiências para atingir os objetivos terapêuticos estabelecidos, promovendo saúde e qualidade de vida”, explica a musicoterapeuta Priscila Mulin, da Voice, em São Paulo.

beneficios-musica-gestante-bebe-crianca-2

O que é  a musicoterapia

Ela explica que este tipo de terapia tem duas vertentes: a musicoterapia receptiva – quando são proporcionadas ao paciente experiências de audição musical para mobilizá-lo dentro de objetivos pré-estabelecidos – e a musicoterapia interativa – na qual a troca de experiência entre o indivíduo e os instrumentos musicais é estimulada com atividades corporais, canto e tudo o que envolve ações não-verbais.

Benefícios da musicoterapia

beneficios-musica-gestante-bebe-crianca-1

Segundo a musicoterapeuta, o atendimento varia de acordo com a necessidade  terapêutica de cada pessoa, além dos objetivos a serem alcançados. Para as gestantes, por exemplo, já é comprovado que ouvir música durante a gravidez faz bem para o bebê e pode ajudar no desenvolvimento cerebral. “A musicoterapia tem uma abrangência de aplicação muito grande, como saúde, educação, profilaxia, social e investigativa. A técnica se utiliza da música e dos recursos não-verbais em forma de experiência sonora para desenvolver potenciais e promover a organização, expressão, comunicação, relação, aprendizagem, mobilização. Além disso, utiliza também outros recursos terapêuticos relevantes no sentido de alcançar as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais, cognitivas e estéticas do indivíduo”, afirma.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/gravida/materia/beneficios-da-musica-para-gestante-bebe-e-crianca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>