Alimentos perigosos: o que o bebê não pode comer

Até os seis meses de idade, o bebê deve ser alimentado exclusivamente pelo leite materno. Depois desta data, alimentos sólidos devem ser introduzidos gradualmente na dieta do pequeno, de preferência na forma de papinhas e sucos. Mas, nem tudo é permitido nesta fase.

Alguns alimentos podem desencadear crises alérgicas ou fazer com que o seu filho se engasgue. Conheça quais devem ser evitados até pelo menos um ano de vida.

Leite de vaca

Algumas mulheres acreditam que o aleitamento materno é insuficiente e resolvem complementá-lo com leite de vaca, o que é um grande erro. O leite materno têm todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver forte e saudável, enquanto o de vaca é difícil de ser diferido e pode causar cólica e constipação intestinal. Só é recomendado após um ano e com orientação médica.

Mel

Também só é liberado após um ano de vida, pois pode conter uma bactéria que causa botulismo. A flora intestinal do bebê ainda está em desenvolvimento e não consegue impedir a ação desse micro-organismo.

Ovo

O ovo pode fazer parte da alimentação já no sexto mês, desde que esteja bem cozido para afastar a possibilidade de salmonela – inclusive a gema. Nada de ovo frito com a gema molinha! Na dúvida, peça a orientação do pediatra.

Frutos do mar

São os campeões em provocar reações alérgicas, por isso só devem ser introduzidos depois do primeiro aniversário do pequeno.

Amendoim e nozes

Além de causarem alergias, eles são difíceis de mastigar e podem fazer com que a criança se engasgue. Ofereça apenas quando os dentinhos já estiverem nem formados.

Pipoca

Ela parece inofensiva, mas também pode provocar engasgos graves. Também evite balas chicletes e qualquer coisa que possa ser aspirada.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/0-a-1-ano/materia/alimentos-perigosos-o-que-o-bebe-nao-pode-comer/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>