Ter filhos saudáveis é o desejo de toda mãe. Mas, se a criança está acima do peso, o que é possível fazer para evitar que a situação saia do controle e chegue a um quadro de obesidade infantil?
Antes de qualquer medida, é essencial consultar um médico especializado que possa analisar o estado de saúde do pequeno e as causas para o aumento de peso. Apenas um especialista pode indicar o tratamento adequado, porém, algumas medidas adotadas pela mãe podem mudar a rotina e garantir a melhora da alimentação do filho.
Siga as dicas do médico especialista em medicina preventiva Dr. Fábio Cardoso.
Varie no cardápio – “Comer sempre os mesmos alimentos não é saudável. Há risco de deficiências nutricionais, mesmo que sejam alimentos saudáveis. É papel importante da família propiciar e estimular a experimentação dos alimentos, para que se evite vícios alimentares. Quanto mais restrita a alimentação, maiores os riscos”, garante o profissional.
Seja exemplo – Como cobrar hábitos saudáveis dos filhos se não temos? É preciso educar pelo exemplo, já que uma vida saudável deve começar dentro de casa. Pais com sobrepeso ou obesos, geralmente têm filhos com os mesmos problemas.
Menos tecnologia, mais ação – O chamado “lazer tecnológico” deve ter horário certo para acontecer e não deve durar mais do que 2 horas por dia. Com essa medida, sobrará mais tempo para o pequeno se movimentar.
Sono em dia – Dormir bem é essencial para combater a obesidade. Por isso, a criança deve ter o sono preservado, durando de 8 a 9 horas por dia.
Atividade física – É essencial na prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade, além de reduzir riscos de problemas de saúde como pressão arterial elevada. As crianças devem ser ativas em todos os dias da semana, por pelo menos 2 horas. Podem ser atividades como caminhadas, danças, brincadeiras, pedaladas na bicicleta, pular corda, jogar bola, andar de skate ou patins.
Dieta indicada por um profissional – Quem já está acima do peso precisa também de medidas dietéticas sob supervisão de um médico. O especialista deve indicar a redução da ingestão calórica, aumentando a ingestão de nutrientes. Para isso, escolha alimentos saudáveis, frutas, legumes verduras, cereais integrais com boa concentração de fibras e carnes magras.
Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/destaque/materia/como-fazer-crianca-acima-peso-emagrecer/