Crianças com alergia a glúten: veja alimentos proibidos

A alergia ao glúten, mais conhecida como doença celíaca, atinge milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, quase 10% das crianças apresentam o problema até o terceiro ano de vida. Por causa da falta de um diagnóstico conclusivo – devido às dificuldades de se identificar a doença – muitos pacientes sequer sabem que são portadores dessa condição e acabam sofrendo as conseqüências por um longo tempo.

O que causa a doença celíaca?

O alergista e imunologista Marcello Bossois, do Projeto Brasil SemAlergia, no Rio de Janeiro, explica que o glúten é uma substância proteica presente no grão de trigo e em outros cereais, como o centeio, a cevada e a aveia, que estão presentes em diversos pratos. “O problema é que algumas pessoas desenvolvem alergia alimentar à gliadina – proteína presente no glúten – o que leva a uma reação do sistema imunológico, causando a doença celíaca”, explica.

Segundo ele, a alergia alimentar é, no geral, uma resposta exagerada do organismo a uma substância presente em determinados alimentos, como é o caso do glúten, leite de vaca, amendoins, crustáceos, entre outros. “A predisposição genética é o principal fator para o desenvolvimento das alergias alimentares em geral. Se os pais apresentam alergia, a probabilidade de terem filhos alérgicos é de 75%”, diz.

Sintomas da doença celíaca

Embora alguns pacientes não apresentem sinais da doença celíaca, diferentes sintomas podem ser identificados, variando de acordo com cada caso. ”O organismo reconhece o glúten como um invasor, devido à presença da proteína gliadina, e produz anticorpos para destruí-lo, causando um desequilíbrio no sistema imunológico do paciente, levando a uma inflamação da mucosa do intestino delgado. Essa inflamação dificulta a absorção de nutrientes, gerando, assim, um quadro nutricional ruim”, afirma.

Se não houver tratamento adequado, a doença pode, a longo prazo, levar a complicações como anemia, perda de massa óssea, problemas digestivos, neurológicos e perda da qualidade de vida em geral.

Tratamento da doença celíaca

alergia-gluten-alimentos-proibidos-tratamento

De acordo com o médico, até o momento não existe um medicamento específico para prevenir a qualquer alergia alimentar em crianças. Mas há medicamentos que devem ser prescritos quando é diagnosticada a doença celíaca, ajudando a aliviar os sintomas. O mais importante, no entanto, é evitar contato com o glúten. “O paciente deverá excluir o alimento de sua dieta, substituindo-o corretamente, afim de evitar deficiências nutricionais, principalmente entre as crianças”, recomenda.

Alimentação para crianças celíacas

Alguns alimentos devem ser evitados por portadores de doença celíaca, tanto crianças quanto adultos, pois seu consumo podem desencadear uma crise. São eles:

Bebidas: achocolatados comerciais, leites maltados e instantâneos, cremes não lácteos, bebidas de cereal, café instantâneo aromatizado, alguns chás vegetais com cevada.

Pães: quaisquer feitos com trigo, centeio, aveia, cevada, misturas prontas para biscoitos, pão de milho, baguetes, waffles, pães com germe de trigo, farelo, biscoitos industrializados em geral.

Cereais: todos os que contém aromatizante de malte, trigo, centeio, aveia, cevada, germe de trigo.

Sobremesas: todas as misturas prontas (exceto as que não contêm glúten), bolos e biscoitos industrializados, todas as que contiverem estabilizantes com glúten, pudim de pão ou engrossado com farinha.

Gorduras: molhos prontos para saladas que contêm estabilizantes com glúten ou vinagre branco destilado.

Frutas: purê de frutas industrializado, algumas coberturas de tortas (checar a composição com o fabricante).

Carnes: todas as que forem preparadas com trigo, centeio, aveia ou cevada, enlatados, preparadas com pães, alguns embutidos (checar a composição), as que contêm goma de aveia.

Batatas ou substitutos: macarrões preparados com trigo, aveia, centeio ou cevada, batatas cremosas, misturas comerciais de arroz, macarrão ou batata.

Sopas: misturas comerciais preparadas com trigo, aveia, centeio ou cevada.

Vegetais: cremes feitos com pão, enlatados ou prontos preparados com creme ou molho de queijo.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/1-a-3-anos/materia/criancas-com-alergia-gluten-veja-alimentos-proibidos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>