8 cuidados antes de dar remédio ao seu filho

Mesmo os remédios que todos têm em casa exigem atenção

1. Ácido acetilsalicílico
Não dê sem consultar o pediatra. Ele potencializa hemorragias em casos de algumas doenças, como um tipo de varicela e outro de dengue. Portadores da síndrome de Reye, distúrbio que causa danos no cérebro e no fígado, têm intolerância ao ácido. E fique atento: alguns remédios têm a substância na composição.

2. Contra enjoos
Alguns remédios agem no sistema nervoso central e podem causar desde sonolência até hiperagitação. Se seu filho tiver náuseas, converse com o médico.

3. Para a gripe
A maioria dos antigripais não é liberada para menores de 6 anos. Podem provocar dores estomacais, convulsão e aumentar os batimentos cardíacos. Alguns têm ácido acetilsalicílico. Só use com orientação especializada.

4. Anti-inflamatório e antibiótico
Na última vez que seu filho teve inflamação de ouvido, o médico indicou um remédio que foi tiro e queda. Agora, ele está com o mesmo problema e você quer usá-lo de novo? De jeito nenhum. A dose pode não ser a mesma e a doença pode ser outra também.

5. Validade vencida
Jogue no lixo os medicamentos fora do prazo de validade, afinal o efeito não será o mesmo e ele pode prejudicar a criança. Se for usar um remédio e notar que a aparência está diferente (como mudança de cor), desista mesmo se for novo. Contate o serviço de atendimento da indústria farmacêutica e esclareça as dúvidas.

6. Pode ser diluído?
Essa é uma das perguntas que você precisa fazer para o pediatra antes de deixar o consultório. Alguns medicamentos podem ser diluídos em água ou leite; outros, amassados; e alguns, cortados ao meio.

7. O que deu certo para outra pessoa
Não é porque uma criança melhorou tomando um remédio que vai ser assim com a sua. Ao contrário, pode piorar a saúde dela, já que o tratamento certo para a doença que ela tem vai ser tardio.

8. Medicina alternativa
Consulte o médico sobre o uso correto dos medicamentos fitoterápicos, porque alguns, sem prescrição específica, podem causar reações, como alergias e pressão alta. O fato de serem naturais ou derivados de plantas não garante a segurança total dos produtos.

Fonte do Site: revistacrescer.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>