Vacina é única forma de prevenção da paralisia infantil

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa, caracterizada pelo déficit motor, que se instala subitamente. Não existe tratamento contra a doença e a vacina é a única forma de prevenção.

No Brasil a poliomielite está erradicada o último caso foi registrado há 24 anos e, desde 1994, o País mantém o certificado de erradicação emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas para manter esse quadro, é fundamental manter as crianças imunizadas para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, pois alguns países da África ainda registram casos da doença. Por isso, todos os anos acontece a campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde. Em 2013 foram distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral em todo o Brasil.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, ressalta a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças de seis meses a menores de 5 anos aos postos para tomar a dose da vacina, que é via oral. Tomar a gotinha é importante para proteger as crianças da paralisia infantil e ajudar o País a ficar livre do poliovirus selvagem. É fundamental também que os pais não se esqueçam da caderneta de vacinação, para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial, afirma.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia podem receber as gotinhas. Somente em alguns casos como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Fonte: Bolsa de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>