A tal onda de calor? O que isso quer dizer?

Mesmo que a sua gestação ocorra no inverno, você pode sentir o sintoma com frequência. E isso é normal

Não é uma regra, mas muitas grávidas sentem uma vontade repentina de se jogar em uma piscina de gelo ou tomar um banho de água gelada para refrescar o corpo. Esse incômodo pode aparecer com frequência na gestação, principalmente durante o segundo e terceiro trimestres.

Não se sabe ao certo o motivo. Mas é provável que seja devido a flutuações que ocorrem nos estrógenos (hormônios femininos), o que altera os sistemas de controle de calor no sistema nervoso central. Além disso, a gestante tem uma dilatação dos vasos periféricos, com maior fluxo para a pele, dando a sensação de calor, explica o Dr. Rogério Leão, medico do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO).

Normalmente, as regiões do corpo que esquentam mais são a face, o pescoço e o peito. As ondas de calor podem ainda vir acompanhadas de sudorese, tontura e taquicardia. Para saber se o sintoma está acontecendo dentro da normalidade é só ficar atenta para distingui-lo da febre. Quando se está febril ocorre realmente um aumento na temperatura corporal que pode ser medida com um termômetro. Temperatura acima de 37,7º C é febre. Nesse caso é preciso investigar se não tem nenhuma infecção, avisa o especialista.

Eventualmente, essa sensação também pode ser causada por algumas situações específicas, como: ingestão de alimentos muito quentes ou picantes, ambientes fechados e abafados, consumo de cigarro, álcool ou cafeína. Estresse e ansiedade também podem levar ao aparecimento dos mesmos sintomas.

Quando sentir que a sua temperatura começa a subir, fique calma. Ficar ansiosa agrava o sintoma. Se ele ocorre com frequência, evite as situações desencadeadoras e ande sempre com uma roupa leve por baixo, caso sinta calor e precise tirar alguma peça mais quente que esteja vestindo, aconselha o Dr Rogério Leão.

Fonte: Danone Baby

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>