De olho na pressão

O controle da hipertensão é fundamental para você e o seu filho se sentirem bem

shutterstock_94515919-454x282

Inchaço, dor de cabeça frequente e vista embaralhada durante a gestação podem ser sinais de um problema um pouco mais sério, e você deve dar atenção especial a isso quando for visitar o seu obstetra. “Distúrbios hipertensivos durante a gravidez são frequentes e graves, sendo a principal patologia deste período. A pressão deve ser sempre avaliada para se fazer diagnóstico precoce e assim evitar as complicações”, atesta o Dr. Rogério Leão, médico do Centro de reprodução humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO).

Por que é que isso acontece? “Acredita-se que seja uma má adaptação do organismo materno à gestação, havendo uma maior resistência vascular periférica em vez da vasodilatação normal. Aí estão envolvidos mecanismos imunológicos, alterações do endotélio (revestimento dos vasos) e coagulação”, explica o especialista.

É a partir da 24ª semana que o quadro de hipertensão gestacional pode começar a surgir. “Quando se inicia muito precocemente, normalmente já é uma hipertensão crônica que a paciente não sabia que já apresentava antes de engravidar.”

É indispensável a mãe ficar atenta a isso, porque pode desencadear problemas graves não só para ela, como também para sua criança. “A hipertensão é a principal causa de morte materna e uma das principais causas de óbitos perinatais. Ao ser detectado aumento na pressão, medicações e exames de monitoramento podem ser necessários, além de retornos mais frequentes e, algumas vezes, internação. O aumento da pressão pode levar a restrição de crescimento fetal (podendo ser necessário interromper a gestação antes), descolamento de placenta, eclampsia (convulsões) e hemorragia craniana materna.

Não é à toa que a pressão deve ser medida em toda consulta pré-natal e registrada no cartão da gestante. “Em alguns casos, pode ser necessário um registro diário”, alerta o médico.

Fonte: http://www.danonebaby.com.br/sem-categoria/de-olho-na-pressao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>