O Andador

Seu bebê não precisa dele!

Qual é a mamãe que não ficaria feliz e radiante ao ver seu bebê de apenas um ano andando pela casa?
Os pais acreditam que o andador auxilia o bebê a aprender a caminhar, que funciona como exercício, permite mobilidade e deixa o bebê feliz, mas não é bem assim.
Embora a criança goste do andador, pois este lhe dá liberdade para movimentar-se de forma mais rápida, a pura verdade é que este aparelho limita os movimentos da criança e impede que ela passe por etapas anteriores que a levarão a iniciar o processo de caminhar.
Antes de começar a andar, seu bebê precisa aprender a sentar com apoio, rolar na cama, alcançar e segurar objetos, sentar sem apoio, engatinhar, ficar em pé sozinho e apoiar-se em móveis, para depois começar a andar. Este é um processo evolutivo que cumpre etapas e está relacionado com o grau de desenvolvimento de cada criança, e se você colocar seu bebê no andador, estará alterando este processo e atrasando o início da marcha, podendo até prejudicar o desenvolvimento neurológico e a aquisição de equilíbrio.
Se a criança tem um processo evolutivo, onde cada fase desse processo prepara a seguinte e cada nova fase significa uma conquista, então por que devemos interferir neste processo colocando-a num andador? Afinal, não há criança normal que deixou de aprender a andar por falta do andador, não é mesmo?
Em um estudo realizado, pesquisadores irlandeses entrevistaram os pais de 190 bebês que usavam andadores e estavam desenvolvendo as capacidades motoras. Eles verificaram que 102 crianças que usavam o aparelho eram, como grupo, mais lentas para começar a engatinhar, ficar em pé ou andar sozinhas. Por exemplo, os bebês com os andadores ficaram em pé sozinhos aos 13 meses, em média, três a quatro semanas depois que aqueles que não usavam o aparelho.
Os pesquisadores verificaram que, quanto mais os bebês usavam os andadores, maior era o atraso no desenvolvimento. Há cada aumento de 24 horas no uso do aparelho, os avanços de ficar em pé e andar sozinho sofreram atraso de mais de três dias, indicou o estudo.
Um outro grande problema em relação ao uso do andador, são os acidentes, que podem provocar graves lesões.
O número de acidentes, como “tombos” e quedas em degraus, ocorridos com crianças que usam o andador, é muito grande. Nos EUA, por exemplo, entre 1990 e 1995, 11 crianças morreram e 25.000 ficaram feridas em consequência de acidentes ocorridos com o andador.
Para você ter uma ideia do perigo que o andador proporciona, há alguns anos a Academia Americana de Pediatria pediu a proibição de andadores infantis nos Estados Unidos.
Não caia na conversa de amigos ou de vendedores que dizem que o andador ajuda seu bebê a dar os primeiros passinhos, exercita suas perninhas e o diverte porque tem luzinhas, bichinhos e toca música. Deixe seu bebê conquistar suas habilidades e desempenhar suas atividades quando ele estiver biologicamente preparado, e não interfira no seu processo evolutivo.

Fonte: http://www.planetabebe.com.br/andador1.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>