5 benefícios do “faça você mesma” para a sua vida

Mark Frauenfeld, editor chefe da revista Make, especializada em “faça você mesmo”, menciona alguns dos benefícios que você pode conquistar por meio desse tipo de prática

5-beneficios-do-faca-voce-mesma-para-a-sua-vida

 

Se você alguma vez já trabalhou com artesanato ou atividades de “faça você mesmo” (DIY, na sigla em inglês para “do it yourself”), provavelmente percebeu que colocar a mão na massa é, definitivamente, uma forma barata e divertida de adquirir diversos objetos e peças de vestuário que, se fossem comprados nas lojas, custariam muito mais.

Mas o artesanato não é apenas uma maneira de economizar e de obter peças exclusivas. Por se tratar de uma atividade que envolve o desenvolvimento de habilidades específicas e, muitas vezes, desconhecidas, essa prática também pode se converter em uma espécie de terapia ocupacional para quem a tem como rotina.

Mark Frauenfeld, editor chefe da revista Make, especializada em “faça você mesmo”, menciona alguns dos benefícios que você pode conquistar por meio desse tipo de prática.

1. Bom para as mãos – e para o cérebro

De acordo com Frauenfeld, o artesanato permite que você trabalhe suas habilidades manuais e, com isso, seu sentimento de “recompensa” pessoal se torna maior. Ao contrário, quando você simplesmente compra um produto pronto, esse sentimento é menos intenso e duradouro.

2. Descubra novas fontes de renda

Algumas pessoas pegam tanto gosto pelo “faça você mesmo” que passam a enxergar esse tipo de trabalho como uma possível fonte de renda. Em um mundo cada vez mais industrializado, tudo que tem um toque “humano” ganha um valor diferenciado. Se você se especializar em uma atividade específica, pode até complementar sua renda por meio dela.

3. Os detalhes se tornam muito importantes

Para Frauenfeld, a partir do momento em que você começa a se dedicar aos trabalhos manuais, os pequenos detalhes passam a ter uma maior importância – e você se torna capaz de valorizar mais fortemente tudo aquilo que possui.

4. Conecte-se mais profundamente ao que realmente importa

Ao realizar uma atividade com suas próprias mãos, você se torna mais profundamente conectado às coisas simples da vida, capazes de te fazer mais feliz. Cultivar sua própria horta, consertar os defeitos das suas roupas e calçados, aprender uma receita nova ou descobrir que você é muito boa pintando quadros te faz perceber que a vida pode ser menos complicada do que parece. A industrialização roubou do ser humano essa necessidade de ser multi-tarefas e, consequentemente, de não depender tanto do que é comercializado.

5. Conecte-se mais profundamente às outras pessoas

Com uma vida mais voltada para as pequenas coisas que compõem sua rotina diária, você se tornará automaticamente mais próxima das outras pessoas. A generosidade e a troca de experiências com outros que também se dedicam a esse tipo de trabalho é uma das maiores vantagens de aderir ao “faça você mesmo”.

De acordo com alguns estudos, o artesanato é uma boa maneira de manter pessoas idosas intelectualmente ativas, isso porque trabalha funções do cérebro que acabam entrando em defasagem ao longo dos anos. Os trabalhos manuais permitem que o idoso se sinta, além de ativo, capaz de contribuir de alguma forma para a sociedade na qual está inserida, o que é fundamental para a saúde emocional na terceira idade.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/5-beneficios-do-faca-voce-mesma-para-a-sua-vida/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>