Como limpar o umbigo do bebê

Uma das principais preocupações das mamães é com a limpeza do umbigo do bebê, ou melhor, do coto umbilical, que tem um aspecto gelatinoso, esbranquiçado e mole. “Nos primeiros dias o cuidado precisa ser maior e a limpeza do coto umbilical deve ser feita com hastes flexíveis umedecidas em álcool 70% a cada troca de fraldas, devido à maior exposição por não estar ainda cicatrizado”, explica o pediatra Rogério Almeida, do Hospital e Maternidade Brasil, da rede D’Or São Luiz.

Cuidados com o umbigo do bebê

umbigo-bebe-como-cuidar

 

Com o tempo, o coto torna-se mais escuro e ressecado da ponta para a raiz. A média até que o umbigo caia é de sete a 15 dias. O médico diz que, durante esse período de cicatrização do umbigo, deve-se evitar enfaixar ou fazer curativos fechados. Também não devem ser utilizados medicamentos no local e, principalmente, objetos como moedas, que podem causar infecções.

Após o banho, a melhor forma de enxugar a região do umbigo do bebê é com uma gaze limpa, palpando o coto umbilical até que fique totalmente seco. Em casos de sangramento, secreção ou mau cheiro, um médico deverá ser consultado para avaliar o caso.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/0-a-1-ano/materia/como-limpar-o-umbigo-do-bebe/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>