Dúvidas frequentes sobre amamentação

Profissionais ajudam a esclarecer algumas das principais dúvidas das mamães sobre amamentação

shutterstock_91223105

Existe leite fraco?

Não existe leite fraco. Todas as mulheres têm a capacidade de produzir um leite que atenda às necessidades nutricionais do seu filho.  Ao longo da mamada o leite apresenta composição e aparência diferente: no início é mais aguado enquanto o leite do final da mamada, o chamado leite posterior é rico em gordura e possui mais calorias e nutrientes, explica o Dr Ary Lopes Cardoso, pediatra e chefe da Unidade de Nutrologia do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP.

Mulheres com prótese de silicone podem amamentar?

Sim, de acordo com a pediatra Dra. Nathalie Levy as mães com prótese podem e devem amamentar, o processo ocorre normalmente. Afinal, a prótese ela é colocada abaixo da glândula mamária.

É verdade que pessoas com seios maiores produzem mais leite?

De acordo com o pediatra Dr Ary Lopes, o tamanho do seio não está relacionado com a produção do leite materno, pois as células responsáveis pela produção do leite são iguais em todas as mulheres.

Se eu comer canjica, vou ter mais leite? E a cerveja preta?

 De acordo com a nutricionista Tânia Rodrigues, não há relatos científicos que comprovem a crença popular que a canjica e a cerveja preta aumentem o volume do leite materno. Além disso, o consumo de álcool não é recomendado para as mães que amamentam. O que se sabe é que uma hidratação adequada, uma alimentação saudável e o próprio ato de amamentar auxiliam na produção do leite materno.

Posso consumir bebida alcoólica sem problemas se estiver amamentando?

Ao consumir bebida alcoólica, ocorre um acúmulo de álcool na corrente sanguínea. No caso das lactantes uma parte do teor alcoólico passa para o leite materno. Após a ingestão, o álcool pode permanecer no sangue materno de 30 a 90 minutos. A nutricionista Nadine Marques ainda alerta que o consumo exagerado de álcool nessa fase pode causar alterações na composição do leite, no teor de proteína e gorduras, além de causar danos neurológicos ao bebê.

O consumo de álcool em ocasiões especiais e em pequena quantidade (uma taça de vinho) é liberado por alguns médicos, mas é importante que você sempre consulte o seu médico, ninguém melhor do que ele para uma avaliação individualizada.

Fonte: http://www.danonebaby.com.br/nutricao-para-maes-e-bebes/dividas-frequentes-sobre-amamentacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>