Quando a criança range os dentes

Por que meu filho range os dentes?

Ainda não se sabe exatamente por que as crianças rangem os dentes, mas os especialistas costumam associar o hábito a alguns fatores, como tensão ou estresse, dor (de ouvido ou pelo nascimento dos dentes, por exemplo) e problemas de oclusão (quando os dentes não se “encaixam” direito).

Há quem diga que a alergia pode influenciar, e até a presença de parasitas, como lombrigas, mas não há nenhuma prova científica de que haja relação entre esses fatores e o ranger de dentes.

Antes de se assustar, porém, saiba que muitas vezes a origem do barulho é bem mais inofensiva: a criança está apenas se acostumando à presença dos dentes na boca.

Estudos mostram que a tendência a ranger os dentes (também chamada de bruxismo) é maior se os pais também fazem a mesma coisa. E a criança tem mais chance de ranger os dentes se costuma falar dormindo ou babar.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38 por cento das crianças rangem os dentes. Em média, o hábito aparece aos 3 anos e meio, e permanece até os 6, embora gente de todas as idades ranja os dentes. Quase sempre, o ranger de dentes acontece durante a noite.

Ranger os dentes é prejudicial?

Na maioria dos casos, não. É muito pouco provável que seu filho consiga prejudicar os dentes fazendo isso, e é grande a chance de ele abandonar logo o hábito. Mas vale a pena mencionar o caso para o dentista, para que ele examine bem os dentes para ver se eles não estão se desgastando pelo atrito.

Há algo que eu possa fazer para acabar com isso?

Apesar de o barulho ser muito estranho, o melhor a fazer é esperar essa fase passar. Em todo caso, vale a pena investir num ritual bem tranquilo para a hora de dormir.

Caso seu filho esteja com dor de ouvido ou com os dentes nascendo, você pode dar a ele a dose correta de analgésico, conforme prescrita pelo médico, para aliviar o desconforto. Lembre-se de que nunca se deve dar aspirina a crianças.

Para crianças mais velhas, o dentista pode recomendar uma placa feita sob medida, uma espécie de aparelho, que protege os dentes. Mas essa alternativa só é utilizada quando a criança já tem alguns dentes permanentes, a partir dos 6 anos.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/a3400230/quando-a-crian%C3%A7a-range-os-dentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>